Destaques

segunda-feira, agosto 21, 2006

Momento do mé: Januária centenária

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Do norte de Minas Gerais vem a Januária Centenária. O rótulo traz uma barca -- provável alusão ao rio São Francisco, em cuja margem direita se situa a cidade -- com a devida carranca. A carranca não tem nada a ver com as que ocupavam as proas de antigamente nem com as que espantam mau-olhado das casas hoje em dia, mas com boa vontade e água-dura no copo, tudo se compreende.

A imagem do rótulo é emprestada de uma página checa dedicada a rótulos de rum (www.rum.cz -- afinal, as aulas de checo aos sábado de manhã serviram pra alguma coisa). Isso explica o "I have a picture only" escrita abaixo da figura. Conste que o exemplar que tenho na minha frente é um pouco diferente deste ao lado, mas isso é detalhe.

É uma caúna até fraca pros padrões de Januária, com apenas 44º G.L. Lá, os cachaceiros (produtores... e bebedores só nas horas vagas) orgulham-se de se aproximar do limite superior permitido pelo Ministério da Agricultura. Esta Centenária foge ao padrão de concentração, mas não de qualidade.

É uma-aí barata, daquelas de 10 pilas a garrafa, mas que resolve. Amarelada, não conta no rótulo em que madeira é envelhecida. Mas palpiteiro, jornalista e chutador que é, este manguaça arrisca bálsamo puro ou combinado com carvalho ou mesmo amburana. Mas é só palpite (eu já tinha tomado outras antes e, como se sabe, não poderia provar de novo antes de escrever, pq não trabalho alcoolizado... ic).

Engarrafada por Valter Lopo Lisboa vem do mesmo canto que a Lisboa, outra limpa-goela de Januária.

Aliás, já deve ter constado em posts anteriores a informação de que o nome da cidade é um dos sinônimos apontados pelos dicionários Aurélio e Houaiss, à cachaça.

Agora, chama o garção e pede a conta... ou mais uma. Tanto faz...

2 comentários:

Glauco disse...

Li em qualquer desses periódicos no fim de semana que lá fora rotulam qq bebida feita à base de cana de açúcar como rum... Cadê a força do Brasil na OMC?

Marcão disse...

OMC? Organização da Manguaça Comunitária??!?