Destaques

sexta-feira, novembro 10, 2006

Fifa tira gol de Leônidas na Copa de 1938

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Segundo matéria do Uol Esporte, a Fifa anunciou em seu website oficial nesta sexta-feira uma série de revisões de estatísticas nos primórdios da história das Copas. Motivada por levantamentos de pesquisadores independentes, a entidade resolveu retirar um gol do brasileiro Leônidas da Silva no Mundial de 1938, na França.

Oficialmente, Leônidas agora soma sete gols na Copa de 1938, em que a seleção brasileira terminou com a terceira colocação. Mesmo assim, segue como artilheiro do Mundial, pois o segundo colocado na relação, o húngaro Gyula Zsengeller, soma seis gols.

Novos levantamentos de historiadores levaram à conclusão de que Leônidas marcou apenas uma vez na partida de quartas-de-final contra a Tchecoslováquia, no jogo de desempate. Registros controversos anteriores apontavam dois gols do brasileiro nesse encontro.

Mesmo antes da decisão da Fifa, registros da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já apontavam que o segundo gol brasileiro na vitória sobre os tchecos no desempate de quartas-de-final teria sido de Roberto, então jogador do São Cristovão, clube do Rio de Janeiro.

O mesmo informe oficial da Fifa divulgado nesta sexta também se retratou quanto ao primeiro jogador a marcar três gols numa mesma partida de Copa. O feito agora pertence ao norte-americano Bert Patenaude, em vitória por 3 a 0 de sua seleção sobre o Paraguai no primeiro Mundial, em 17 de julho de 1930. Até então os créditos iam para o argentino Guillermo Stabile, que marcou três vezes num 6 a 3 da Argentina sobre o México em 19 de julho do mesmo ano.

3 comentários:

Glauco disse...

Uma patuscada essa revisão histórica! Quero ver tirar o gol de mão do Maradona contra a Inglaterra na Copa de 1986.

Anselmo disse...

peraí: o destaque da notícia é o lobby do São Cristovão, onde Roberto atuava. Eu, que já não sou nenhum piá, me lembro: jogava muito. Só não veio pro parmera porque naquele tempo não tinha esse negócio de trocar de clube, de se vender... tinha amor à camisa!

Marcão disse...

Putz, dá a impressão de que, antes da Segunda Guerra, a organização das Copas era pra lá de Tabajara. Pô, os caras não anotaram direito nem quem fazia os gols! Acho que tava todo mundo cachaçado e, na verdade, o placar dessa partida foi zero a zero...