Destaques

sexta-feira, novembro 24, 2006

Figuraça: morre ex-técnico João Avelino

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Morreu hoje o folclórico ex-técnico de futebol João Avelino (foto), vítima de complicações do mal de Alzheimer, doença que o vitimava há quatro anos. Nascido na cidade mineira de Diamantina, estava com 77 anos. Figuraça, Avelino teve passagem como treinador por Corinthians, Palmeiras, Paysandu, Nacional da Comendador Souza e América de São José do Rio Preto, entre outras dezenas de clubes. Seu último trabalho, antes de ter a doença diagnosticada, foi em um projeto da Prefeitura de São Paulo para crianças carentes, no centro olímpico do Ibirapuera.

Entre os 'causos' que o tornaram famoso no futebol, contam que, para empatar jogo, já mandou martelar as traves, para o gol ficar menor, e até soltar uma mula brava no gramado do Canindé, para esburacar o campo. No Clube Atlético Taquaritinga, onde disputou a 1ª divisão do Paulista (e caiu) em 1984, consta que mandou colocar uma estátua de Nossa Senhora no vestiário e, quando os jogadores iam se trocar, ele virava a santa de costas, "pra não ver homem pelado".

Cheguei a entrevistar João Avelino há dez anos, em Piracicaba, depois de um amistoso na fábrica da Pirelli do qual participou o Mazola, ex-palmeirense que iniciou a Copa de 58 como titular, no lugar de Pelé. Na entrevista com Avelino, ele me disse que o celular (novidade na época) ia acabar com muitos jogadores, pois "as moças não vão dar sossego pra esses vagabundos".