Destaques

quarta-feira, novembro 29, 2006

Palmeiras quer legitimar "mundial" de 1951

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O presidente Affonso della Mônica, do Palmeiras, viajou ao Rio de Janeiro para se encontrar com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para fazer lobby com a intenção de que a Copa Rio, conquistada em 1951, seja reconhecida como um Mundial de Clubes da Fifa, informa o jornal Folha de S.Paulo. Depois do encontro com os dirigentes, a confederação vai dar seu parecer à entidade máxima do futebol, que decidirá se o torneio será legitimado. Além de Della Mônica, outros dirigentes teriam ido, como o vice-presidente de futebol, José Cyrillo Júnior, e o diretor administrativo, Roberto Frizzo.
Promovida pela antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), a Copa Rio serviu para levantar o astral do torcedor depois da derrota do Brasil na Copa de 1950. Com jogos no Pacaembu e no Maracanã, o torneio reuniu oito equipes campeãs em seus países: Áustria Viena (Áustria), Estrela Vermelha (Iugoslávia), Juventus (Itália), Nacional (Uruguai), Olympique Nice (França), Sporting (Portugal), Palmeiras (campeão paulista) e Vasco da Gama (campeão carioca). Os times foram divididos em dois grupos, de onde sairiam quatro para as semifinais.

O Palmeiras venceu primeiro o Olympique (3 x 0), depois o Estrela Vermelha (2 x 1) e foi goleado pelo Juventus (0 x 4). Mas classificou-se, em seu grupo, junto com a equipe italiana. O Palmeiras eliminou o Vasco com uma vitória e um empate (2 x 1 e 0 x 0) e fez a final justamente com o Juventus. Venceu a primeira no Pacaembu (1 x 0) e garantiu o título no Maracanã com um heróico empate (2 x 2). Na foto acima, os campeões - em pé: Salvador, Dema, Tulio, Juvenal, Fabio e Luiz Villa; e agachados: Liminha, Ponce de Leon, Richard, Jair e Rodrigues. A segunda - e última - edição da Copa Rio aconteceu em 1952 e o campeão foi o Fluminense, que bateu o Corinthians na final.

5 comentários:

Marcão disse...

Pra quem é palmeirense, o lik abaixo é de uma página bem legal sobre a conquista:

http://palestrinos.sites.uol.com.br/Imagens_Especiais/Copa_Rio/00-Copa_Rio_1951.htm

Anônimo disse...

Ridículo. Na boa, acho que o Palmeiras passa vergonha com isso. Não era mundial, era outro campeonato. Reunia os maiores times da época? Isso é diferente. Se eu juntar hoje Internacional, Barcelona e Arsenal e promover um torneio em São Bernardo, isso não vai ser um campeonato mundial, por mais "estrelado" que seja. O Mundial do Corinthians, que é absolutamente contestável, é muito mais mundial que esse do Palmeiras.

Glauco disse...

É difícil saber qual vale menos, se esse ou o do Corinthians...

Edu Maretti disse...

Nenhum dos dois vale nada, a diferença é que o Mundial mandrake do Corinthians a Fifa ratificou, embora hesitante. O outro, nem isso.

Anselmo disse...

podemos discutir horas no boteco. mas o ridículo é que o Della Monica resolva fazer isso no meio de uma crise fodida no time, que não ganha nada há 6 anos. e vai demorar pra mudar isso. parece que tão querendo ganhar um título mundial no tapetão, pq dentro de campo tá ruim. vai trabalhar, Della Monica, pq senão o Mustafá volta!!!