Destaques

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Os heróis da Bolívia

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Muitos torcedores desavisados e/ou preconceituosos não reconhecem (ou conhecem) o valor de times grandiosos da América do Sul. Um deles é o Blooming, da Bolívia, que vai jogar com o Santos na fase classificatória da Libertadores.

O clube, sediado em Santa Cruz de la Sierra - não conta com a ajuda da altitude -, completou 60 anos em 2006 e já foi quatro vezes campeão nacional. Também é autor de uma das maiores façanhas do futebol local: ter chegado a uma semifinal de Libertadores em 1985, feito ainda não alcançado por qualquer outro escrete local. Está certo que, esse campeontao em especial, merece algumas considerações.

Eram seis grupos com quatro times cada um e só o primeiro se classificaria para a fase semifinal. Ali, eram formados dois grupos de três times cada. O vencedor do grupo ia para a final.

O detalhe é que o grupo do Blooming deve ter sido um dos mais fracos da história do torneio., com Oriente Petrolero (BOL), Union Tachira (VEN) e Deportivo Italia (VEN). O Blooming ficou em primeiro com resultados expressivos, como um 8 a 0 no Deportivo Italia e um 6 a 3 no Tachira.

Na hora de diferenciar os homens dos meninos, o Blooming enfrentou Argentino Juniors (que seria campeão) e Independente, outra equipe argentina. empatou com os dois em casa e perdeu fora. Acabava assim a mais gloriosa campanha de uma equipe boliviana na Libertadores.

Curioso é saber qual era o critério de formação de grupos. O do Argentino Juniors, por exemplo, tinha o argentino Ferro Carril (que terminou em segundo no grupo após partida de desempate com o Argentino), Fluminense e Vasco. Um grupinho um pouco mais forte do que o do Blooming...

1 comentários:

Marcão disse...

Que mania besta essa que existe em alguns países latinos de nomear clubes de futebol em inglês. Entre outros, temos: River Plate e Newell´s Old Boys, na Argentina; Wanderers e Santiago Morning, no Chile; Sport Boys e Sporting Cristal, no Peru; e The Strongest e Blooming, na Bolívia. E depois nós é que somos "macaquitos"...