Destaques

domingo, dezembro 03, 2006

Termina o campeonato brasileiro

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Finalmente chega ao fim o campeonato brasileiro de 2006. Ao que parece, só os sãopaulinos podem ter achado bom um campeonato em que ficou claro o declínio técnico do futebol dessas bandas. Ainda assim, mesmo com jogadores medianos, times como Inter e São Paulo montaram boas equipes, mais pela manutenção de alguns atletas que formam sua espinha dorsal do que pelo talento ou individualide de algum craque.
Destaque especial para o Internacional, melhor campanha de um time vencedor da Libertadores no campeonato nacional do mesmo ano, e para o outro gaúcho, o Grêmio, melhor campanha de uma equipe recém-saída da segunda divisão - isso se desconsiderarmos a esdrúxula Copa João Havelange em que o São Caetano, saído da segunda divisão, chegou à final do mesmo campeonato.
Ironicamente, a única revelação que fez saltar aos olhos em todo o campeonato jogou apenas uma partida. Alexandre Pato, do Inter, com 17 anos humilhou o Palmeiras no Parque Antarctica comandando a goleada do Colorado. Atraiu uma multidão para o Beira-Rio, que lotou o estádio ontem para vê-lo jogar. Frustração dupla: Pato não jogou, lesionado, e a equipe tomou uma coça do Goiás, 4 a 1, mesmo placar imposto aos palestrinos. Assim, colorados e torcedores de todo o Brasil terão que esperar o Mundial para ver se o moleque é craque mesmo.
Uma boa mostra da melancolia do campeonato foi a última rodada. Apenas dois times almejavam algo, Paraná e Vasco que disputavam uma vaga na Libertadores. O Paraná, mesmo jogando contra o mistão do São Paulo em casa e com um a mais durante boa parte do segundo tempo, não teve coragem de agredir o Tricolor paulista e segurou um monótono 0 a 0. Já o Vasco não demonstrou competência para superar o Figueirense, desperdiçando grandes chances de gol e também terminou sua participação com um placar sem gols. Ou seja, nas únicas partidas que valiam alguma coisa, não saíram gols.
De resto, ao menos a tradição estará representando o Brasil no ano que vem na Libertadores. Tirando o Paraná que, a despeito de sua tradição local, se porta como time pequeno e assim conseguiu seu lugar no torneio continental, os outros cinco brasileiros têm nada menos que dez taças da competição. Como o nível dos outros times da América do Sul também não está lá essas coisas também por causa do êxodo de bons jogadores, há grandes chances de assistirmos à terceira final brasileira seguida da Libertadores.

1 comentários:

Marcão disse...

A rodada de ontem teve outra importante e emocionante decisão: o Juventude perdeu e, com isso, Atlético-PR e Cruzeiro ficaram com as últimas vagas para a Sul-Americana.