Destaques

sábado, setembro 30, 2006

E a Série C?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Está quase no fim a fase de "depuração" da terceira divisão do Brasileiro, onde os 64 clubes que começaram o campeonato ficarão reduzidos a oito na quarta fase da competição. A uma rodada do fim da terceira fase, que classificará os dois primeiros colocados de cada grupo, a situação é essa:

Grupo 25 - Bahia e Ferroviário (CE) já estão classificados.

Grupo 26 - Situação imprevisível. Tuna Luso (PA) tem 9, Vitória (BA) e Treze (PB) tem oito cada. Na última rodada, o Vitória pega o Tuna em casa - o empate basta à equipe paraense - e o Treze enfrenta o desclassificado River (PI) fora.

Grupo 27 - O Brasil de Pelotas (RS) e o Ipatinga (MG) já estão classificados.

Grupo 28 - O Criciúma (SC) lidera com dez pontos, uma mais que o Barueri. O América (MG) tem chances ainda com sete pontos e enfrenta o J. Malucelli (PR), que ainda não venceu nessa fase, no Paraná. O Barueri joga em casa contra o time catarinense para tentar um lugar na Série B de 2007.

sexta-feira, setembro 29, 2006

Fábio Costa processa Santos

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, confirmou hoje que o goleiro Fábio Costa não retirou da Justiça a ação que move contra o clube. "Existe o processo desde anteriormente à saída dele (em 2003) e existem os direitos que estão sendo discutidos. Há uma cláusula no contrato de que o caso será resolvido. Chegará o momento oportuno do acordo. O Santos tem um enorme respeito pelo Fábio e ele o mesmo por nós", explicou o otimista dirigente praiano.

A questão entre o goleiro e o Santos começou pouco antes de Fábio Costa se transferir para o Corinthians, por conta de pagamentos supostamente atrasados. "O Fábio é um atleta dentre aqueles que temos muita consideração. Ele veio naquela época dos 'meninos da Vila' e só não permaneceu por decisão da comissão da técnica da época. Mas ele voltou ao clube e tem nossa consideração como atleta e homem", afirmou o quase arrependido presidente peixeiro.

Candidato no CE compra votos por R$ 10

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


A Polícia Federal investiga o primeiro caso conhecido de tentativa de compra de voto nas eleições de 2006 no Ceará. A PF recebeu denúncia de compra de voto durante uma caminhada ontem à tarde no bairro Pirambu, maior favela de Fortaleza, onde o candidato a deputado estadual Mark Viana (PFL) estaria oferecendo dinheiro em seu comitê para juntar pessoas a sua passeata.

No local, a Polícia flagrou funcionários preenchendo formulários com o número do título de eleitor e seus endereços. Uma moradora disse aos fiscais que cada participante ganharia R$ 10 ao final da caminhada. O candidato não estava no local.

quinta-feira, setembro 28, 2006

Rafael Moura desabafa: "sou o perna-de-pau"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O atacante Rafael Moura, do Corinthians, desabafou, nesta quinta-feira, a respeito das críticas ao ataque do Corinthians e admite que deve perder a vaga no setor caso a "seca" persista, pois muitos o consideram "perna-de-pau". "Sobraria para mim, porque sou o mais cobrado, o perna-de-pau. Mas tenho personalidade para enfrentar isso", avisou o jogador, que disse não saber o que fará quando tiver a concorrência de Nilmar, ainda lesionado, no ano que vem.
Sinceridade comovente.

Para Edmundo, Ceni é "goleiro comum"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O atacante do Palmeiras Edmundo voltou a soltar o verbo, dessa vez contra o goleiro do São Paulo Rogério Ceni. "Quanto ele fala alguma coisa, ganha muito destaque. Eu admiro o Rogério, mas como goleiro ele é comum. Tem um monte igual a ele. Um monte", afirmou. Para ele, Ceni tem apenas um diferencial em relação aos demais. "A diferença em comparação com o Dida e com os outros é que ele marca gols", declarou.

Ele também comparou as estruturas de Palmeiras e São Paulo, provocando novamente os tricolores. "Eu estive no CT do São Paulo apenas uma vez para treinar com o Vasco, mas duvido que seja muito melhor que a nossa". Para o atacante, a posição privilegiada do São Paulo não se deve apenas aos resultados dentro de campo. "Eles muito mais atenção com o marketing. Mesmo na época em que o Palmeiras ganhava tudo, não tínhamos isso aqui".

quarta-feira, setembro 27, 2006

Darío Silva ainda não sabe sobre perna amputada

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Com uma baixa no ânimo do jogador uruguaio Darío Silva (foto), que sofreu um acidente automobilístico no domingo, os médicos esperam que seu quadro evolua para comunicá-lo que sua perna direita foi amputada, disseram fontes do hospital nesta quarta-feira.
O atacante de 33 anos perdeu o controle da caminhonete que dirigia e colidiu contra um poste de luz na principal avenida que margeia a costa de Montevidéu. O poste caiu sobre sua perna direita e os médicos tiveram que cortar o membro abaixo do joelho.
"Ele não tem o 'feeling' que mostrou ontem (terça-feira), isso é um elemento de alarme e precaução, porque os quadros depressivos têm fundamento em situações orgânicas", disse o médico Mario Cancela a jornalistas. "Tem que se observar a evolução para saber (quando a amputação será contada)", acrescentou o especialista.
Os médicos haviam previsto falar com jogador sobre o assunto na quarta-feira ao meio-dia.
Segundo boletim médico anterior, o jogador está fora de perigo de morte, lúcido e respira por conta própria. Entretanto, ele deve ser operado novamente para que sejam descartadas possibilidades de infecções na perna.
No momento do acidente, Silva estava acompanhado dos ex-jogadores Elbio Pappa e Dardo Pereira, que sofreram ferimentos leves. O atacante defendeu a seleção uruguaia entre 1994 e 2005, e passou pelos clubes uruguaios Defensor Sporting e Peñarol antes de se transferir para o futebol europeu. Atualmente, estava sem contrato.

O mapa da mina

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A tese não é nova e sempre que surge é solenemente ignorada. Mas vale a pena conferir a argumentação do engenheiro e especialista em segurança de dados Amilcar Brunazo Filho, em artigo reproduzido no site Conversa Afiada, sobre a falta de segurança das urnas eletrônicas brasilerias. O artigo tem o objetivo título "É possível roubar a eleiçaõ de São Paulo". A idéia é menos conspiratória do que parece, até porque não aponta possíveis casos de desvio, apenas para a possibilidade técnica deles ocorrerem.

O problema, afirma Brunazzo Filho, é a impossibilidade de conferência externa dos resultados totalizados pelos TREs. Isso se daria pela impressão de um comprovante do voto para cada eleitor, gerando uma base de comparação vista pelo cidadão.

Isso nunca existiu, mas são emitidos relatórios de votação de cada urna ao fim da eleição que podem ser recolhidos pelos partidos interessados para a conferência, diminuindo a chance de fraude. Aliás, eram emitidos. Alguns funcionários do TSE modificaram a resolução do órgão que obrigava a emissão de vias do relatório para os partidos. O engenheiro conta que, como representante do PDT junto ao TSE, conseguiu a revisão desa orientação. No entanto, em São Paulo, nada foi feito. Isso quer dizer que ninguém terá como questionar os resultados das eleições paulistas.

Diz Brunazo: “Vou dar o mapa da mina em São Paulo. Quem controla ou obtem acesso ao banco de dados da totalização (inclusive pelas portas dos fundos para manutenção) pode eleger a bancada legislativa que quiser e, dentro das margens das pesquisas, desviar votos brancos, nulos ou válidos nas majoritárias. Divirtam-se. O jogo está posto, mostrem suas fichas. Depois fica fácil dizer que "nenhuma prova de fraude foi apontada nas eleições informatizadas". Claro que não. A propria Justiça Eleitoral impede que provas sejam produzidas”.Mesmo acreditando na boa-fé das pessoas, diria que convém nos preocuparmos com essa questão. Antes que alguém siga o “mapa da mina” de Brunazo e nossa decmocracia, já tão pequenininha, desapareça sem que percebamos.

PS.: Não percam a chance de ganhar uma cachaça sem fazer força participando do Bolão dos Ídolos. Não é todo dia que dão pinga por aí.

Os santos

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Agora vai (pro buraco)!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Bateu o desespero na diretoria do São Paulo: depois de contratar o centroavante Edgar, do Joinville (apelidado em Santa Catarina de "Edgol"), o clube está acertando a contratação de outro "reforço" para o ataque. Trata-se do "cracaço" Marcelo Nicácio, do Votoraty (deve ser uma mistura de Votorantim com Iraty), que disputa a famigerada Série B (4ª Divisão) do Campeonato Paulista. Muito apropriadamente, o jornal Lance! já apelidou a futura aquisição tricolor de "NicaGol"...

Uma outra Copa do Mundo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Saiu na Envolverde, sobre a Copa do Mundo dos Sem-Teto...

Por Thessa Bos

Cidade do Cabo, 27/09/2006 – Na mesma praça da Cidade do Cabo em que Nelson Mandela fez seu primeiro discurso após deixar a prisão e onde foram realizados protestos contra o apartheid, nesta semana são disputados jogos de futebol da Copa Mundial dos Sem-Teto 2006. Cerca de 500 participantes de todo o mundo participam desde domingo e até sábado, da quarta edição deste torneio, que pretende oferecer muito mais do que emoção e ser uma vitrine de talentos deste esporte. Os organizadores esperam motivar os protagonistas a escaparem da vida precária que levam nas ruas, e por isso o lema do campeonato é “48 nações, um gol”.

A idéia desta competição surgiu durante a conferência anual de 2001 da Rede Internacional de Periódicos de Rua, com sede em Glasgow, na Escócia. Trata-se de publicações criadas para ajudar as pessoas sem teto, permitindo que fiquem com uma parte do dinheiro obtido com a venda dos diários. Harald Schmied, editor da publicação austríaca Megaphon, e Mel Young, co-fundador do The Big Issue Ecotland, buscavam uma forma de reunir pessoas sem teto e marginalizados da sociedade de diferentes partes do mundo, e encontraram a desculpa: o futebol. “É como uma linguagem universal”, disse Richard Ishmail, diretor-executivo do The Big Issue África do Sul, anfitrião do torneio deste ano. “O futebol mobiliza as pessoas. Lutar contra a falta de moradia é ligar-se à sociedade, formar equipes e trabalhar em conjunto. Disso se trata este esporte”, afirmou.

Certamente, foi o futebol que mobilizou a estrela da equipe da Namíbia, Ataka Jansen, na Copa de Edimburgo dos Sem-Teto de 2005. Após seu fracasso escolar, Jansen perambulou pelas ruas da cidade litorânea de Swakopmund roubando e furtando. Então, conheceu um vendedor da versão em seu país do The Big Issue e decidiu que iria vender jornais, até que, finalmente, chegou a participar do Mundial do ano passado. “Pouca gente tem a oportunidade de representar seu país. Me sinto incrivelmente orgulhoso”, acrescentou. A experiência vivida por Jansen em Edimburgo o levou a melhorar sua situação. “Eu queria melhorar minha vida, não queria mais ser o mesmo Ataka”, ressaltou.

Foi assim que disse adeus ao crime, de uma vez por todas, após voltar da Escócia e encontrar um trabalho como aprendiz em uma mecânica graças ao The Big Issue. “A Copa me deu um novo espírito para melhorar”, contou Jansen à IPS. Está experiência não é a única. Uma pesquisa feita depois da Copa de 2005 mostrou que 77% dos jogadores melhoraram suas vidas mudaram de várias formas após participarem da competição: encontraram trabalho, abandonaram as drogas e o álcool, reiniciaram os estudos e resolveram problemas de alojamento.

“Os treinamentos regulares contribuem para que os jogadores desenvolvam hábitos mais saudáveis. E vai além. Ao integrarem uma equipe aprendem a ser reponsáveis e disciplinados”, afirmou Mattieu Rukoro, coordenador de desenvolvimento social do The Big Issue Namíbia. O “aspecto lúdico” também é importante, acrescentou. “Viajara ao estrangeiro, fazer novos amigos e receber incentivo de milhares de pessoas leva à auto-estima dos jogadores. Estes rapazes sempre foram invisíveis e, de repente, são o centro das atenções”, acrescentou.

O caso de Angus Okanume é outra história com final feliz. Okanume nasceu na Nigéria e ainda adolescente se refugiou na Áustria por medo da perseguição religiosa. Sua vida teve um ponto de inflexão quando conseguiu um lugar na equipe dos sem-teto da Áustria, que venceu a Copa de 2003. A cobertura que a imprensa deu à equipe vencedora contribuiu para gerar oportunidades diversas para os jogadores. Para Okanume, isso significou poder aprender alemão e voltar a estudar, além de conseguir uma vaga no FC Graz, clube de futebol semi-profissional em uma das ligas regionais do país. “A Copa me motivou muito. Queria realmente mudar de vida”, disse Okanume no site da Copa Mundial da Internet.

Doze participantes da Copa 2005 subsistem graças ao futebol, seja como treinadores ou jogadores em equipes profissionais ou semi-profissionais. Jansen, capital da equipe da Namíbia em 2006, pode ser o próximo. Bem antes de partir para a África do Sul foi informado que o Civics, equipe que venceu o torneio da primeira liga desse país no ano passado, pode contratá-lo. “A Copa Mundial dos Sem-Teto é uma prova de que o esporte, futebol, no nosso caso, tem enorme potencial de criar oportunidades reais e duradouras”, disse Young, atual presidente do torneio.

A competição na Cidade do Cabo promete ser a melhor, com o dobro de países representantes em oportunidades anteriores. As 48 equipes participantes procedem dos mais diversos países, como Brasil, Afeganistão, Austrália, Estados Unidos, Itália e Ucrânia. No total, há 13 nações africanas representadas. Mais de 10 mil pessoas sem-teto participaram das eliminatórias ao torneio mundial nas ligas de futebol de rua. Mesmo aqueles que estão nas arquibancadas experimentam uma mudança em suas vidas.

“A Copa afeta a vida de muitos de nossos voluntários e espectadores que vêem os sem-teto de outra forma, muito depois de terminado o torneio”, disse Ishmail. Mas, ele também alertou para as conseqüências da Copa Mundial dos Sem-Teto na vida dos jogadores, lembrando que no último cão não há soluções rápidas para a falta de moradia e os problemas que representa: “sair da pobreza e da rua é um processo que tem seu tempo”.

Frase do dia

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

"Se Deus quiser vamos ter voto para chuchu e vamos trabalhar pra chuchu", do candidato à presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin.

terça-feira, setembro 26, 2006

Paris Hilton é acusada de dirigir embriagada

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A socialite norte-americana Paris Hilton foi acusada nesta terça-feira de dirigir embriagada, após uma detenção no início deste mês - que ela atribui à sua pressa para comprar um hambúrguer durante a madrugada. Paris foi acusada de duas contravenções: dirigir sob efeito de álcool e dirigir com um nível de álcool no sangue acima do limite legal de 0,08. As acusações somam uma pena máxima de 6 meses de prisão e multa de US$ 1 mil, mas a Promotoria de Los Angeles disse que a maioria dos réus primários obtém liberdade condicional e participam de aconselhamentos sobre álcool.

Bolão dos Ídolos - Parte 3

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

As apostas no Bolão dos Ídolos da Câmara continuam até o dia 30 de setembro. Relembrando, cada participante deve fazer uma lista com dez nomes e publicar como comentário desse post. A lista deve estar na ordem que o manguaça acha mais provável. O que vale é o número de acertos, a ordem servirá como critério de desempate. Nenhuma aposta poderá ser feita a partir de 0h do dia 1 de outubro.
O vencedor ganhará o título de Mãe Dinah da Política Brasileira, além de uma garrafa de cachaça (é sério, gente, a brincadeira vale pinga) a ser enviada à residência do companheiro.
Veja aqui as apostas já feitas e aqui a lista de votações das eleições de 2002 para ajudar. Divulguem para os amigos! Eu, particularmente, recomendo a participação.

Pai e Filho

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Do jornalista Luis Nassif, em seu blog:

"Ao se comparar a Jesus Cristo, Lula deu uma grande oportunidade para Fernando Henrique Cardoso passar a tratá-lo por 'meu filho'"

segunda-feira, setembro 25, 2006

Catiça de Saci

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Na segunda partida da decisão da Libertadores desse ano, em Porto Alegre, a TV mostrou vários artefatos de macumba atrás de um dos gols do Beira Rio, pouco antes de a partida começar. Pois foi exatamente debaixo daquelas traves que o são-paulino Rogério Ceni falhou vergonhosamente ao soltar a bola para o gol de Fernandão, do Inter, minutos depois.
Ontem, para meu espanto, foi a vez do goleiro corintiano Marcelo se embananar inexplicavelmente naquele exato local e entregar a bola de presente para o mesmo Fernandão empatar o jogo para o time da casa. Não acredito nesse tipo de coincidência. Como diria o Nivaldo, é catiça mesmo - e das brabas!

Benazzi: "A Portuguesa ainda é um time grande"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Apresentado nesta segunda-feira pela Portuguesa, o novo treinador, Vagner Benazzi, que chegou para o lugar de Candinho, que pediu demissão no sábado, afirmou que o clube ainda é grande. "A Portuguesa faz parte dos grandes e, se continuar, perdendo vai deixar de ser um", avisou o treinador, lembrando que a equipe, atual lanterna do campeonato, não vence há cinco rodadas. O último triunfo do time foi no 1 a 0 sobre o CRB, dia 5 de setembro.
Benazzi, que já dirigiu o Avaí na Série B do Brasileiro deste ano, começou sua carreira de jogador, na lateral direita, no Canindé. "Depois de 19 anos, volto com conquistas e um currículo", disse o técnico, que tem como principais conquistas os acessos à Série A com o Figueirense (2001) e com o Gama (1999). Desta vez, sua missão será evitar o rebaixamento para a Série C. Seria essa uma missão impossível?

Keith Richards aparece manguaçado em filmagem

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O guitarrista Keith Richards, já citado em post anterior neste blog, apareceu totalmente alcoolizado no set de filmagem da produção "Piratas do Caribe 3". A tonteira era tanta que o manguaça teve que ser ajudado pelo diretor do filme para poder atuar. Seu personagem é o pai de Johnny Depp. De acordo com a revista especializada "Empire", ele não se lembra das gravações devido ao excesso de álcool.

Ainda no set, depois ser acusado de falta de profissionalismo, o stone de 62 anos gritou: "Se queriam alguém direito, pegaram a pessoa errada". Acho que disso ninguém duvida...

domingo, setembro 24, 2006

Odorico Paraguaçu

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Comentário do gremista Jeovânio na SporTV:

"O Goiás nos envolveu em termos de individualmente."