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terça-feira, janeiro 30, 2007

Ronaldo, o gordo, é do Milan. Ele é o quê?

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Ronaldo, o fenomenal gordo, assinou contrato com o Milan até 30 de junho de 2008. Saiu dando tiros logo na porta do Real Madri. Agradeceu a todos os companheiros, torcedores e técnicos que teve no clube, menos um, em referência direta a Fabio Capello, atual treinador da esquadra milionária da realeza da capital espanhola. O novo companheiro de Kaká já tem até camisas rubro-negras com seu nome estampado sendo vendidas no lojinha do clube de Milão, na Itália.

Agora, ex-dentes tortos, ex-Suzana Werner, ex-amarelo, ex-Milene, ex-fenômeno, ex-sem-joelho, ex-clone do Cascão, ex-Cicarelli, ex-gordo e ex-Real Madri, pergunto: o que sobrou do Ronaldo?

O Fenônemo era promessa desde os 18 anos. No Cruzeiro, marcou seis gols em uma partida contra o Bahia de Rodolfo Rodrigues no Brasileiro de 1994. Até ser campeão do mundo, em 2002, com uma das maiores apostas de um treinador em relação a um atleta, era bastante comum ouvir gente desdenhando o talento do cara. Era só correria, sem joelho seria nada, era amarelão (alusão à final de 1998 e ao conturbado episódio da convulsão no quarto)...

Vai ao Milan por 6 a 8 milhões de euros (dependendo da fonte), uma bagatela diante dos 45 desembolsados em 2002 pelo clube Merengue.

E vai novamente desacreditado. Ele já esteve lá antes. Vai voltar?

Tendo a achar que Ronaldo padece do mal da desprofissionalização por excesso de conta bancária. Ao se dar tão bem no esporte, ganha milhões de euros e dólares com propaganda e direitos de imagem. Não vive mais da bola, mas de si próprio (ou da própria imagem).

Criar rusgas ou morrer de amores com treinadores são comportamentos em cuja decisão pesam fatores como retorno de mídia, impacto na imagem, novos contratos de anúcios com alusões bem-humoradas etc. (momento Youtube sobre a cabeçada Zidane-Materazzi). Não que ele realmente se paute por essas questões. Com certeza tem um (ou mais) empresários e assessores para se preocupar com isso por ele e, eventualmente, aconselhá-lo.

Ele pode até voltar a ter atuações decisivas. Precisa, é claro, achar um novo posicionamento tático que lhe permita marcar sem tanta explosão, com mais posicionamento dentro e fora da área, voltar a buscar chutes da entrada da área etc.

Fácil para quem é boleiro. Mais ainda para quem joga com craques. Só torço para que fazer isso valha a pena do ponto de vista do marketing, do preço do cachê para atuação em comerciais, para ele ser de novo personagem da crônica esportiva e do noticiário de celebridades etc.


P.S.: O GloboEsporte.com trouxe uma pauta interessante com empresários avaliando o negócio do ponto de vista do marketing.

10 comentários:

Glauco disse...

Acho que tava na hora dele ir pro Flamengo.

Marcão disse...

Não, não. Antes ele ainda vai passar pelo Málaga, Al Ain, DC United, The Strongest, Bahia, Cabofriense e América-RJ. Daí, vai ficar um ano parado e voltará ao Flamengo em 2017, quando estiverem faltando (pelas contas dele), 14 gols para chegar aos mil...

Nicolau disse...

Se o Capello tivesse dois neuronios, o Real podia ter um ataque com Ricardo Oliveira e Robinho. Quem quer?

Glauco disse...

Por sinal, esse era o ataque do Santos de 2003.

Anônimo disse...

Anselmo, que ele é bom de marketing não há mesmo como discutir. A transferência dele está em todos os sites e blogs esportivos. Um Fenômeno!!!

Anselmo disse...

Fernando, o que eu quis dizer é que acho que ele é só marketing. E que o futebol agradece qdo o marketing coincide com o bom futebol...pena que nem sempreisso rola.

Pennelope disse...

bom dia boleiros e apaixonados por destilados!!

Ronaldo????
porque ele nao vem logo pro meu mengo?

Thalita disse...

Ouvi um comentário na CBN (acho q foi do Victor Birner) muito interessante. O Ronaldo só tem um lugar pra ir agora: os EUA. Lá ele vai ter a imagem muito bem cuidada e nem vai precisar jogar muito bem, já que americano não entende muito de futebol mesmo.

Anselmo disse...

isso é inveja do destino do Beckham.

Marcão disse...

Quem tem Obina não precisa de Ronaldo.