Destaques

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Triste fim do Guarani de Campinas

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Confesso que fico impressionado com a queda fulminante de alguns clubes. O Guarani de Campinas, por exemplo: pela série A-2 do Paulista, empatou no fim de semana com o fraco Bandeirante de Birigüi, em casa, e permanece na zona de rebaixamento, rumo à terceira divisão. No Brinco de Ouro, diante de sua torcida, já perdeu para o raquítico Oeste de Itápolis e depois empatou com o também fraco Taquaritinga. Completando a horripilante campanha de 2 pontos em 4 jogos, foi derrotado pela decadente Portuguesa na capital.

O que aconteceu com aquele forte Guarani das décadas de 70, 80 e 90? Que ganhou o Brasileiro em 78 (foto), foi vice nacional em 86 e vice paulista em 88, fazendo ainda uma campanha estupenda no Brasileirão de 94? Cadê o Bugre de Careca, Renato, Zenon, Jorge Mendonça, Neto, Edmar, Evair, João Paulo, Amoroso, Luizão e tantos outros? Cadê o time campineiro que sempre foi uma das forças principais do futebol paulista nas categorias de base? Juro que não consigo entender o motivo de um clube tão tradicional despencar desse jeito.
O futebol paulista, dos anos 80 pra cá, tem assistido a queda de antigos núcleos futebolísticos. Ribeirão Preto, por exemplo, manteve por décadas seus dois clubes (Botafogo e Comercial) na primeira divisão, revelando inúmeros jogadores - incluídos aí os irmãos Sócrates e Raí. Cadê esses times? O que aconteceu para "sumirem"? Pois então: agora é Campinas quem caminha a passos largos para o ostracismo no futebol paulista e nacional. Uma lástima, já que Guarani e Ponte sempre deram trabalho para os clubes grandes e juntos revelaram uma constelação de craques.
E a situação do Bugre é a pior entre os dois. Basta ver essa notinha que pesquei na internet: "Diferentemente do que foi publicado anteriormente pelo Terra na matéria "Em casa, Guarani empata com Bandeirante de Birigüi", no dia 28 de janeiro, às 20h45, o time que enfrentou o Guarani foi o Bandeirante de Birigüi, e não o União Bandeirante. A informação foi corrigida às 09h01 desta segunda-feira." Pois é, nem o adversário do outrora imponente clube campineiro a imprensa esportiva sabe direito!
Olha o Guarani que entrou em campo: Buzzetto; Lucas, Márcio Rocha, Cleiton Mineiro e Rogério; Umberto, Macaé, Lê e Deyvid; Anderson e Robinho. O técnico é Waguinho Dias. Me digam com sinceridade: alguém aí conhece pelo menos um desses cidadãos?!?? Triste fim...

1 comentários:

Glauco disse...

Sinceramente, não tneho pena do Bugre não. Durante um bom tempo foi ajudado pelo presidente da FPF Eduardo José Farah, tinha em Beto Zini um cartola do estilo Vicente Matheus, folclórico e, às vezes, com métodos pra lá de duvidosos para resolver questões. Foi guindado da segunda para a primeira divisão num golpe da FPF em 2002. Teve times bons? Que bom pra eles que vão poder lembrar, que nem os torcedores da Ferroviária, do Novorizontino, do Bragantino, da própria Ponte Preta...