Destaques

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Enquanto isso no mundo bizarro...

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook







Segundo o jornal Valor Econômico (só para assinantes), apesar de o banqueiro Daniel Dantas ter perdido o controle acionário da Brasil Telecom, Metrô do Rio, Telemig e Amazônia Celular, ele permanece vivo no mundo dos negócios.

Foto: Edson Santos/WikiNews

Na CPI dos Correios, Daniel Dantas depôs em 21 de setembro de 2005


Depois da maior disputa societária da história brasileira, a arma secreta do dono do banco Opportunity está na Santos Brasil, maior terminal de contêineres do país. Considerado como gênio dos negócios por uns e do mal por outros — leia-se ex-ministro Luiz Gushiken, do jornalista Mino Carta e dos fundos de pensão — o banqueiro baiano comprou a participação do CitiGroup e dos fundos da empresa, abriu o capital em bolsa e lucro a valer.


Reprodução

Daniel Dantas é constante motivo de chacota e de matérias de capa da revista Carta Capital, de Mino Carta

Mas na humilde opinião deste manguaça, o banqueiro não está contente e serelepe com seus milhõezinhos. Segundo alguns, ele fonte de informação de Diogo Mainardi (Veja) e Leonardo Attuch (IstoÉ Dinheiro). Ambos correram atrás de informações sobre as denúncias de subornos da Italia Telecom (parceira do Citi e dos fundos na BrT e na TIM) a políticos e empresários. As ilações contra membros do governo petista levaram Gushiken a pedir investigações contra jornalistas de ambas as revistas à Polícia Federal.


"Embora soubessem que a Santos Brasil era uma empresa eficiente, com potencial de crescimento em um setor estratégico, as fundações e o Citi resolveram sair do negócio porque esse era o único ativo dos investimentos conjuntos com o Opportunity em que a soma de suas participações diretas não lhes garantia o controle", explicam Vanessa Adachi e Raquel Balarin, do Valor.

O controle das ações é mantido no melhor estilo Dantas: em suas mãos e com acordos de acionistas para votação em conjunto. Sem as incertezas da disputa da BrT, á empresa pôde receber investimentos.

Fotomontagem

Montagem com os "superamigos". Pelas contas
do Futepoca, todos já se processaram mutuamente


Mas não tenho a menor idéia de quais são os próximos movimentos previstos nessa disputa.

O título do post é alusão à locução do desenho animado dos Superamigos, da Hanna-Barbera. Mas aqui, quem define os membros da Sala da Justiça ou no Pântano do mundo bizarro, são os nobres comentaristas manguaças.

Veja também: Daniel Dantas na cadeia.

6 comentários:

Glauco disse...

Por conta da comparação com os Superamigos e pela sua incrível sobrevivência no mundo dos (grandes) negócios, pode-se inferir que Daniel Dantas é o Super-Homem do mundo bizarro?

Anselmo disse...

o Bizarro ou o Braniac?

Nicolau disse...

Acho que estaria mais para Braniac. Mas quem seria o Lex Luthor?

Anselmo disse...

mas, se considerarmos as ilustrações da Carta Capital, o orelhão e a lente de aumento, eel fica mais pra Bizarro. Só que é mais eficiente do este...

E quanto ao Diogo Mainardi, alguém tem sugestão?

Nicolau disse...

Diogo Mainardi poderia ser o sinestro, o patético inimigo do Lanterna Verde que usava um anel amarelo.

Marcão disse...

Pode ser o Homem-Brinquedo.