Destaques

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Fluminense, PC, Gallo e Joel Santana

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Fluminense demitiu mais um técnico. Deve ser o sexto ou sétimo que o Tricolor do Rio troca num prazo curto de tempo. Bagunça, má administração, precipitação? Sim, um pouco disso tudo. Mas acho que dá pra extrair algo positivo disso. Convenhamos: o estadual não é grande coisa. O Flu foi campeão do Rio em 2005 e no mesmo ano entrou em crise após pipocar na reta final do Brasileirão, dando a vaga na Libertadores para o Palmeiras. Se escolher um técnico bom - nada de Ivo Wortmann ou Paulo Campos - e der a ele condições para trabalhar, o Flu pode fazer uma boa temporada em 2007 e até mesmo brigar por algo digno no Brasileirão. Tempo e elenco para isso o time tem.

PC Gusmão, o demitido da hora, troca de emprego mais uma vez. A carreira dele é interessante. Tirando uma passagem pela Cabofriense, no começo da trajetória, ele só ostenta times grandes em seu currículo: Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro - e o São Caetano, que teve sua grandeza por ser um time que estava há muitas temporadas na primeira divisãso. Agora vai procurar emprego mais uma vez. Tem algum time precisando de técnico aí? Daqui a pouco o PC aparece de novo, engana, e pouco tempo depois cai fora mais uma vez. Ele caminha a largos passos para se tornar uma "eterna promessa" dos treinadores.

O atual técnico do Sport, Gallo, foi sondado para assumir o cargo anterior de PC Gusmão. Dizem que seria algo que traria um bom retorno financeiro. Mas esportivamente falando, será que vale a pena? O Sport acabou de ser o campeão do primeiro turno do Pernambucano, e Gallo vem sendo elogiado. O rubro-negro vai disputar agora a primeira divisão do Brasileirão. Gallo pode ficar por lá, fazer uma boa campanha e adquirir bagagem para sonhar com vôos mais altos nos anos seguintes. Será que é o caso de ir pra instabilidade que cerca o Fluminense hoje?

Outro nome cotado para o cargo de técnico do Flu é o de Joel Santana. Ele mesmo, Joel, grande "mestre" do futebol. O jeitão dele - com uma baita aparência de cachaceiro - faz com que ele seja visto como mau técnico. Essa fama é amplificada aqui em São Paulo pelo inevitável bairrismo e encontrou ressonância após a trágica passagem pelo Corinthians em 1997. Mas o currículo dele não pode ser desprezado. Acho que seria uma alternativa interessante para o "Tricolor das Laranjeiras".

4 comentários:

Marcão disse...

O que adianta um clube gastar um monte de dinheiro com duas dezenas de contratações se não põe um técnico decente para desenvolver um projeto de médio ou longo prazo? Não é melhor fazer o inverso? A relativa "longevidade" de Renato Gaúcho, no Vasco, e Ney Franco, no Flamengo, tem dado resultado (pelo menos os dois clubes não estão passando vergonha). E convenhamos: se o meu time estivesse dispensando PC Gusmão e decidindo entre Gallo e Joel Santana, eu parava de acompanhar futebol...

Glauco disse...

O Gallo não deve de fato fazer isso, já que pode fazer uma boa campanha no Brasileirão pelo Sport. Já o Joel é discriminado sim em São Paulo, e não é à toa. Tirando títulos por times do Rio (todos estaduais, com exceção do suspeito Brasileiro do Vasco em 2000 e Copa Mercosul pelo mesmo time) e títulos baianos, não ganhou nada treinando times como Internacional, Coritiba e Corinthians. Ou seja, a fama de "carioca" faz sentido.

Edu Maretti disse...

Acho o Flu sério candidato a disputar a Série B do Brasileiuro ano que vem. Ess PC Gusmão, como não lembro quem disse outro dia, é "uma farsa". O Gallo é bom técnico (precida ganhar experiência) da nova geração, e foi demitido do Santos em 2005 (quando fazia um trabalho bastante razoável) para ser substituído pelo péssimo Nelsinho Baptista e o reesultado foi o que se viu. Joel Santa, sem comentários.

Marcão disse...

Tão falando que o Cerezo vai assumir o Fluminense. Será?!?