Destaques

terça-feira, fevereiro 27, 2007

A lucidez de Gore Vidal - entrevista

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O escritor norte-americano Gore Vidal (foto) continua a ser uma uma das mentes mais lúcidas do seu país. Prova disso é a excelente entrevista que concedeu ao jornal Juventude Rebelde, em Cuba. Na entrevista, reproduzida pelo site vermelho.org (clique aqui para ler), o autor de Washington, D.C. (1967), 1876 (1976) e Hollywood (1989) fala da atual política de George W. Bush contextualizando-a na história dos Estados Unidos como raras vezes se vê, ou se lê.

Vidal aborda a hipocrisia não apenas inerente à gestão Bush, mas da própria cultura dos EUA. “Temos um país louco pela tortura, pelo assassinato, pelas execuções, pelas sentenças à prisão perpétua. É uma mentalidade perversa, que está no âmago do puritanismo protestante”, diz ele, por exemplo.
Sobre a eterna campanha de seu país contra a Cuba de Fidel Castro: “Não há mentira que nosso governo não nos conte quando fala de Cuba”.
E assim vai. Leiam. Vale a pena.

1 comentários:

Marcão disse...

Fantástico. E é interessante que ele corrobora a tese de Michael Moore, quando fala no "grupo petroleiro" que tomou o estado de assalto.