Destaques

terça-feira, março 27, 2007

Caninha 1951, homenagem às cinco coroas

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Recebi de torcedores do Parmera a dica do blog Parmerista. Como inclui cachaça, é obrigatório:

A mais famosas das cachaças industrializadas do país é a Pirassununga 51. O que pouca gente sabe é que a origem do nome da famosíssima pinga está relacionada com o nosso Verdão. Trata-se de uma homenagem à conquista da Copa Rio, no ano de 1951, ano em que o Palmeiras concluiu a conquista de uma seqüência de cinco títulos, as chamadas "Cinco Coroas".
A suposta prova é esta, apesar de apresentada sem identificação de origem:


A história tem as seguintes brechas: 1) "produto adquirido dos melhores fabricantes de Pirassununga" é, historicamente, um fato de improvável comprovação dada a origem e a qualidade duvidosa promovida pelos galões de alumínio em que são envelhecidos os litros da marvada; 2) se a cidade é Santa Cruz das Palmeiras, o nome tende a vir daí e não do Palestra Itália de nome alterado nove anos antes. 3) De acordo com matéria da página do STJ, de outubro de 2005, fala-se de propriedade rural adquirida pelo patriarca da família Piccolo em 1952. Embora o texto não inclua o passado do Luiz Piccolo, foi a única referência a terras da família na cidade que o Google pôde apresentar.

O interesse em desconstruir a história, embora não alcançada plenamente, deve-se ao fato de que não há orgulho em ter inspirado o nome da caninha de Pirassununga. Fosse uma alambicada artesanal, podíamos conversar.

Mas é divertido.

5 comentários:

Marcão disse...

A mudança de Palestra Itália para Palmeiras não era tão recente assim, pois ocorreu em 1942, portanto, quase uma década antes.

Anselmo disse...

ok, o "recém" é exagerado... corrigi-lo-ei...

fredi disse...

Pela qualidade da cachaça e do time do "parmera" está comprovada a origem, sem nenhuma possibilidade de contestação...

Anselmo disse...

sem o edmundo, atualmente, pode até ser. a prova foi a derrota para o Ipatinga que disputaria a segundona do paulistinha (que já teve dias melhores, é fato).

ainda que não proporcione orgulhe e nem sequer consolo ao alvi-verde, o fato é que o Ipatinga está em 8º no MIneiro, com 12 pontos. Cinco a menos do que o Atlético Mineiro e dois da fase de classificação. Deprê perder prum time desses...

Anônimo disse...

que é isso, anselmo, esse time do palmeiras nao é ruim não. a derrota para o ipatinga foi acidente de percurso.

além disso, o resto dos times do paulista nao é tão melhor não. o santos suou pra empatar (e ainda tinhamos o peladeiro baier). o corinthians levou uma sova.