Destaques

sexta-feira, março 30, 2007

Momento do mé: Serra das Almas

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Em tonéis de guarapeira descansa uma das mais conhecidas cachaças com certificação orgânica, a Serra das Almas. Produzida em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, na Bahia, a péla-goela da linha ouro tem o tom amarelado das envelhecidas, mas um acento diferente no sabor.

Quem oferece é Nivaldo, da Solution, distribuidora de 2 mil rótulos, instalada em São Paulo. O engenheiro que virou cachaça será tema de outro texto futuro.

A adoção do padrão orgânico é um nicho que algumas preciosas passaram a adotar a partir da década de 90. No caso da Serra das Almas, são 24 pequenos produtores de Rio de Contas dedicados ap alambique. Como a certificação informada na página da lamparina (no Instituto Biodinâmico e do Commercio Alternativo da Itália) só foi obtida por cinco deles, os outros vendem seu mé para ser engarrafado sem o selo ambientalista.

A danada provada foi a ecologicamente correta, que desce macia e deixa um sabor de diferente, dos tonéis de guarapeira. Nunca tinha provado nenhuma envelhecida nessa madeira. Mas vale a pena.

No mesmo segmento das orgânicas, o Nivaldo da Solution me apresentou outras garrafas, como a Tietê e a Tiquara, ambas do sítio São Benedito, de Arealva, em São Paulo, bem como a Terra Vermelha, tipo exportação, com selo da USDA, o departmento norte-americano de agricultura. Mas se eu experimentasse todas elas, não continuava o dia. Juro que só anotei os nomes.