Destaques

sábado, março 03, 2007

Pelé treinando Robinho

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O companheiro Marcão me deu de aniversário uma edição da Placar de março de 1999, um especial sobre Pelé. Nela, há uma entrevista com o Rei em que ele fala sobre seu trabalho nas divisões de base do Santos, que durou até aquele ano, último da administração de Samir Abdul Hack.

Cuidando das divisões infantil e juvenil, Pelé julgava aquele um trabalho que lhe dava prazer. "Só me causa dissabor dispensar os garotos. Na última vez, fui ao banheiro, chorei um pouco, escondido, voltei e fiz a lista de dispensas", disse.

Imagino que a questão da escolha dos jogadores foi justamente uma das principais tratadas por Pelé já que, na década de 1980 e parte de 1990, conheci diversos caso in loco de filhos e parentes de diretores do clube que jogavam nas divisões de base por conta de sua condição. "O filho do Lalá, por exemplo, tive que dispensar. O Lalá jogou comigo, é meu amigo, é de Santos. Mas o garoto tem uma deficiência respiratória e, além de tudo, não está no nível dos outros. Não há privilégios para filhos de ex-jogadores, de diretores e conselheiros. Se tiver condição, fica. Os filhos de dois porteiros do Santos foram aprovados porque jogam bem."

Esse dado é curioso e sempre importante de ser lembrado, já que muitos, apressademente, julgam ser "obra" de Marcelo Teixeira o time dos "meninos da Vila" de 2002 quando, na verdade, a dupla Diego e Robinho já treinava no Santos antes da dinastia do atual presidente, em centro de treinamento também construído antes da atual gestão.

Nesse aspecto, o mais curioso é quando Pelé é perguntado se existe algum Pelé, Ronaldinho ou Zico ali. A resposta do Rei: "Tem alguns garotos que, se bem trabalhados, vão chegar lá. Tem o Robinho, um crioulinho, o volante Jonathan, que é do Maranhão, e o Mota, centroavante do juniores. O Robinho é oito-dois (risos) [aqui Pelé erra o ano de nascimento de Robinho, que, na verdade, nasceu em 1984]. Ele é desnutrido, coitado. Até chamei o pai para saber se ele já teve algum problema de saúde, amarelão, anemia. O garoto sabe driblar, é inteligente, mas não tem força na hora de bater na bola".

Não é sempre que Pelé erra previsões...

0 comentários: