Destaques

quinta-feira, março 22, 2007

Romário maior que Pelé

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Sempre dá pra brincar com estatísticas, dados, números e tudo aquilo que é quantificável, mas não dá pra dizer que a Placar não arranjou uma pauta curiosa. Abaixo, o texto do autor da matéria André Rizek, retirado do seu blog Carta-Bomba.


É isso mesmo o que você está lendo aí em cima... Romário maior que Pelé. Pelo menos em uma coisa: gols marcados em competições oficiais.


Para quem diz que Placar não respeita o Baixinho porque não avalizamos a sua lista com 998 gols (contar gols nas categorias de base e em peladas de casados x solteiros não faz parte de nossos critérios), eis a capa da edição de abril, que começa a chegar sexta-feira nas bancas.


Trabalho do pesquisador Severino Filho mostra que o Rei marcou de 1957 a 1977 nada menos que 720 gols em torneios oficiais, jogando como profissional. Campeonato Brasileiro, Copa do Mundo, Campeonato Norte-Americano, Copa Rocca... Se o jogo é de campeonato, entra na lista. Ao todo, foram 63 torneios oficiais disputados por Pelé.


Romário jogou mais torneios: 87. Sua média é menor. Mas em números absolutos está para superar o Rei. Marcou de 1985 a 2007 a bagatela de 716 gols em competições oficiais (como profissional). Ou seja: depois de marcar aquele que considera o seu gol mil, o Baixinho estará a dois gols de se igualar a Pelé como o maior artilheiro de competições oficiais da história do futebol.


E ainda tem mais. Romário foi artilheiro em 27 competições (das 87 que disputou). Pelé foi o goleador em 24 (nas 63 que disputou).


Fica claro aqui que, na média, Pelé ainda é insuperável. Estamos falando de números absolutos, quantidade de gols. Como se fala de número absolutos (e não em média de gols) para dizer que Ronaldo é o maior artilheiro da história das Copas, que Souza foi o goleador do Brasileiro de 2006.


O mais curioso disso tudo: Romário estás prestes a superar Pelé e nem sabia disso...

2 comentários:

Anselmo disse...

ulha! sera´q ele vai continuar a jogar pra igualar o pelé?

Thalita disse...

certeza que em 2007 a média dos restos mortais do romário (copyright A Várzea) está mais alta que a do pelé. Essas coisas a oposição não vê (tô copiando todo mundo hj...)