Destaques

terça-feira, abril 24, 2007

Chefe-de-Estado bêbado que se preze

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Foi enterrado nesta terça-feira, dia 24, o ex-presidente Russo Boris Ieltsin, aos 76. Ele morreu na segunda, 23. Ao contrário do que apostavam seus fãs espalhados pelos botecos do mundo, seu fígado permanecia intacto, quiçá em verdadeira conserva em meio alcóolico. A causa da morte, a depender do tradutor, foi insuficiência cardiovascular ou ataque cardíaco (que pode ser muitas coisas).

Ele foi o primeiro presidente eleito da Rússia e o primeiro chefe-de-Estado do gigante asiático depois do fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Para os anais da história, entrou como o presidente bêbado, que despachava, dava entrevistas e participava de atos públicos sob efeitos de algumas doses a mais do que recomenda o equilíbrio sobre duas pernas.

As cerimônias serão comandadas por três bispos da Igreja Ortodoxa Russa, na Igreja do Cristo Salvador, reformada em sua gestão . É o primeiro funeral cristão para um líder russo desde a revolução de 1917. O dia é de luto oficial no país governado por Vladimir Putin. O corpo de Ieltsin não será enterrado no Kremilin, diferente de quase todos os líderes comunistas.

Ele governou de 1991 a 1999, quando renunciou depois de uma segunda ofensiva militar na Chechenia.

A maioria dos russos acha o legado do presidente-manguaça ruim, embora outros, como o presidente atual, prefiram se referir ao papel para a "consolidação" (seja lá o que isso signifique) das instituições "democráticas" (idem) no país.

Os dois lados discutem isso exaustivamente, nas mesas de bar, como forma de homenagear o morto.

A BBC fez uma seleção de fotos. Só a 8 e a 9 é que dão a dimensão histórica do líder para a embriaguez global.

5 comentários:

Nicolau disse...

Governo que é citado por fazer a "consolidação democrática" é porque foi uma merda. Vide Sarney e FHC 1º, ambos já comentados nesse sentido.

Glauco disse...

Assim como Gorbatchev, Ieltsin não deixou saudades para os russos. Resta a eles beberem o morto.

Anselmo disse...

seria o problema da rússia a vodka? ô bebida sem graça...

Marcão disse...

Sem graça mas violenta. Resolvi mandar umas doses misturadas com coca-cola ontem, pra não chegar em casa com bafo de cerveja, e tô com o estômago embrulhado até agora...

Edu Maretti disse...

Frase do Zé Simão na Folha de hoje (25 de abril): "Morreu o Boris Ieltsin! Já embalsamado em vodca.
Aliás, ele não morreu; tomou a saideira".