Destaques

sábado, abril 28, 2007

O Rei perdeu - o resto - da majestade

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

foto: estadao.com

(Não é futebol nem cachaça. Pode ser um pouco de política)
Este post é um protesto pela atitude retrógrada de Roberto Carlos (o rei, não o lateral), ao usar de todos os meios para impedir a venda dos exemplares da sua biografia (não-autorizada) escrita pelo jornalista Paulo César Araújo, fã confesso do cantor.
O livro, Roberto Carlos em Detalhes, descreve episódios da vida privada do cantor que eram desconhecidos do grande público. Não se sabe qual parte do relato - até onde se sabe apurado com fontes seguras e uma baita louvação ao cara - desagradou RC, mas o fato é que na sexta uma audiência de conciliação entre autor, editora e o cantor terminou em um acordo para o recolhimento dos 11 mil exemplares ainda em estoque, retirada dos exemplares das lojas e tentativa de recuperar todos os livros vendidos.
Paulo César ainda tentou contornar a situação. Sugeriu que as partes que desagradassem RC fossem retiradas de futuras edições. Abriu mão dos direitos pelo livro. Não adiantou.
O advogado de RC comemorou o acordo como "uma vitória da intimidade do Roberto". Já o defensor da editora Planeta, Ronaldo Tovani, afirmou que o autor aceitou o acordo pelo carinho que tem pelo Rei.
Essa versão não bate com a foto do escritor com os olhos vermelhos publicada na Folha de São Paulo. Me parece que ele não aceitou nada, e sim que a editora abriu as pernas por medo do grande processo que lhe poderia cair às costas.
O acordo põe fim ao processo de crime contra a honra na 20ª Vara Cível de São Paulo e à ação cível movida no Rio, que pedia indenização por perdas e danos. Não sei qual a base jurídica para as reclamações de RC, se é que ela existe. Mas olhando assim, de longe, parece que a liberdade de expressão ficou arranhada, não?

Em tempo: enquanto escrevia este post entrei no site do Submarino e consegui encomendar o livro. Será que vai chegar? Daqui alguns anos, quanto eu vou conseguir pelo exemplar?

3 comentários:

Edu Maretti disse...

Acho esse conflito difícil de resolver. Tem essa coisa de liberdade de expressão cerceada, mas por outro lado o RC tem direito de não ter sua vida devassada, por um fã ou não. Deve ser chato para pessoas mais introspectivas de repente saber que a sua vida é contada aos quatro ventos num best seller. Sei lá, RC está exercendo um direito.

Conte-nos depois se afinal o livro que vc comprou chegou ou não!

Anselmo disse...

na coluna do julinho bittencourt na Fórum, ele diz que o livro baba no ovo do Roberto Carlos, embora traga histórias interessantes. O q é estranho é qeu se o livro mostra sempre RC quase como herói, a coisa fica mais estranha...

pode até ser direito do cara, mas dá um desgosto da porra.

Thalita disse...

então que nunca mais se escreva uma biografia de uma personalidade viva...
o que se passou foi censura, nunca vou deixar de achar isso, embora haja o tal direito à intimidade em jogo.
E ele é uma das maiores celebridades do país. A intimidade dele é diminuta, é assim que a banda toca.