Destaques

quinta-feira, maio 10, 2007

Um milésimo que ninguém faz questão de ver

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Enquanto o Bento XVI passeia lépido e fagueiro em São Paulo, semeando a "paz na terra para os homens de boa-vontade", os cariocas estão na iminência de mais um milésimo histórico. Porém, ao contrário da contagem de gols do Romário, essa é uma marca específica que ninguém faz questão de ver: segundo o site Riobodycount (www.riobodycount.com.br), 877 pessoas foram mortas no Rio de Janeiro entre 1º de fevereiro e hoje, 10 de maio. Do jeito que vai, portanto, a milésima vítima deve ser morta antes dos Jogos Pan-Americanos.

Não sei o motivo de a contagem ter começado nessa data, mas quem faz o site se define como "um grupo voluntário, apartidário e sem vínculo com qualquer instituição. Não recebemos doações e não somos uma ONG. Reportamos incidentes de violência no Rio de Janeiro a partir de notícias da grande imprensa e outras fontes." A coordenação e edição ficam por conta de Andre Dahmer, Vinicius Costa e Léo Torres. Segundo eles, o site foi inspirado no www.iraqbodycount.org, que conta o número de vítimas de violência da guerra no Iraque.
"Queremos abrir discussão sobre os altos índices de violência no Rio de Janeiro. Não acreditamos em saídas simplistas e ineficientes de um Estado truculento e assassino. Não acreditamos em paz vigiada por câmeras, armas, milícias e carros de guerra", afirmam. O trabalho chama a atenção para o todo, em vez de incidentes isolados, e merece respeito pela simples comparação entre o caos carioca e uma guerra de proporções internacionais como a do Iraque. Triste é supor, sem exagero, que o milésimo caso fatal já teria sido registrado no site caso a contagem tivesse começado em 1º de janeiro.

1 comentários:

Glauco disse...

Esse milésimo deve sair - tristemente, diga-se - antes do milésimo do Romário.