Destaques

sábado, junho 23, 2007

Acabaram com a provocação-arte

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Quem apostou que a volta do veterano volante-manguaça Vampeta ao Corinthians seria a retomada das provocações bem-humoradas aos adversários, não perguntou ao técnico Paulo César Carpegiani o que ele achava disso.

O epicentro nem foi Vampeta, mas Pedro e Cadu. O lateral prometeu empenho ("do pescoço para baixo é canela") e o zagueiro, "derrubar" o Palmeiras.

Carpegiani não gostou quando a reportada foi perguntar o que ele achava disso. "Futebol é para ser decidido em campo e essas declarações podem transformar tudo em uma guerra. Não interessa para ninguém. Não vou proibir ninguém de falar o que deseja, mas pedi mais moderação", afirmou Carpegiani.

Registre-se a infelicidade da míope ampliação da canela proposta pelo corinthiano, péssima para o futebol e para a saúde da faringe dos adversários – sem falar no estômago e na própria canela, maltratada mais do que a bola.

Adoradas pelos setoristas de treino sem assunto, as provocações a adversários salvam as páginas de fofoca, quer dizer, de esportes. Quando a piada é boa, o torcedor se diverte, o adversário xinga. As declarações dos jogadores foi providencial para ter notícia sobre o time de Parque São Jorge, cujo jogo contra o Botafogo deste fim de semana foi adiado.

Mas ninguém espera de um atleta do Corinthians além de "derrubar" o Palmeiras. Isso não é ruim para ninguém. Muito super-ego, junto com nenhum amor à camis... quer dizer, ao contrato, deixam o futebol mais morno e os times com menos cara.


4 comentários:

Glauco disse...

Provocação é saudável, mas, no caso do Pedro, pr exemplo, o efeito foi reverso. Antes da partida contra o Santos, que o dispensou, o lateral provocou o time dizendo que ia vencer a partida e, quando entrou no gramado, era pura timidez. Ele pegava na bola e dá-lhe vaia, não conseguiu jogar. Talvez Carpegiani tenha pensado nisso quando deu a bronca.

Anselmo disse...

mas isso vira motivo pro torcedor do Santos tirar sarro do COrinthians. A provocação era besta, e nenhum jogador santista se mobilizou pra falar nada, mas a crítica é a não-provocação preventiva e institucionalizada. Concordo que caberia outra: à falta de criatividade dos provocadores... é fato.

Fura Olho disse...

Podia pedir pro Vampeta ensinar aos garotos...

Nicolau disse...

Esse papo de "do pescoço pra baixo é canela" não é provocação, mas ameaça. Não gosto. Coloca o Vampeta de porta-voz que ele é melhor nisso. Já que jogar bola acho que naõ vai mesmo...