Destaques

sexta-feira, junho 22, 2007

Bigode de branco

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Três jornalistas deixam a redação. A pé. Antes de alcançar a esquina, o bar quase termina de encerrar as portas. Antes que a tristeza abalasse aos ainda não-embreagados, um cidadão de bigodes que mal se agrisalhavam, calva avançada e vestido de branco da cabeça aos pés pára e coça a barriga modelo tiozão:

— Que delícia essa vila. Era meu sonho de consumo uma assim, mas nunca tem pra alugar, né?

Solícito e, talvez, farejando álcool no ar, o primeiro se adianta e responde que viesse um mês antes teria achado a casa do sonho. O bigode de aparência que lembra o deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh quer saber o preço, se é bom, se é grande. Olha de novo, e sem ser questionado explica:

— A localização não é a que a gente queria, mas é uma tranquilidade...

O silêncio constrangedor se instala por pouco tempo. Ele explica a origem sorocabana como motivo da bucólica fuga da agitação da metrópole dentro dela própria. Quer saber de onde são os transeuntes que até então nunca vira na vida. Não se interessa pelo paulistano, nem pelo santista. Mas...

– Ah, Rio Claro, que cidade. Em Sorocaba, se você sai nessa hora para jantar, vai achar o restaurante do hotel no centro e só. Em Rio Claro não, você acha pelo menos uns cinco... (pausa) Exagerei? Três tem, vai?

Mais dois comentários desconexos, seguidas de confirmação sem jeito de quem não está na mesma altura etílica são a senha para a despedida.

O manguaça parte. Denuncia seu estado deplorável ocultado na fala quase sem enrolar. Ao caminhar, aderna na calçada, pende para um lado e outro. A queda, iminente, não ocorre.

– Putz, ninguém perguntou qual era a profissão do cara pra escrever no Futepoca... – lamenta um dos que ficam depois de algumas exclamações de surpresa e gargalhadas.

O Conselheiro Acácio ameniza:

– De branco, devia ser dentista, ou médico.

– Vai ver era medium.

1 comentários:

Glauco disse...

Talvez médium não, mas era uma entidade, certamente.