Destaques

quinta-feira, junho 21, 2007

Bolas paradas

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Um dado interessante saiu na Folha do dia 18: 56% dos gols feitos pelo Botafogo no Brasileirão foram em lances de bola parada. Dos 18 gols marcados, 10 foram em faltas, escanteios e adjacências. Ainda mais curioso, nenhum gol de pênalti.

A porcentagem é muito acima da média do campeonato. Tirando o Botafogo (sempre de acordo com o Datafolha), 36% dos gols foram em lances de bola parada.

O dado pode ser interpretado como mais uma prova do equilíbrio do Brasileiro. O time que se destaca o faz por treinar mais ou ter jogadores melhores ou ter mais sorte em uma situação específica.

Ainda não vi nenhum jogo do Bota, por isso não falar nada sobre o futebol de seu time. Mas esse número é estranho para o time que vem sendo cantado e decantado pelos comentaristas como o de futebol mais bonito de se ver até agora.

Para os treinadores de outros clubes, por favor, vamos caprichar mais nos treinamentos!

4 comentários:

Glauco disse...

Se não fosse a bola parada, Itália e Alemanha teriam uns três títulos mundiais a menos.

Fura Olho disse...

Eu ouvi uma definição boa do botafogo no Rock Bola, um programa aqui do Rio: "bota fogo é um cara que parece com o Brad Pitt mas é brocha!"

Ou seja, joga bonito um jogo aqui, outro alí, mas é time pequeno, sempre fica com medo e nunca ganha nada... Vai liderar o brasileiro até a metade... depois vai cair e terminar com vaga na sulamericana.

ST

Anônimo disse...

(mendes da boa terra) è triste ver meu Bahia nesta situação, mas é o resultado de administrações interessadas em seu próprio bolso, pouco se ´lixando´para com o clube, inclusive a atual que nada + é que uma extensão das anteriores. Um clube com uma das maiores e mais fiéis torcidas do país, largado ao deus dará. É triste.

Anônimo disse...

O dado pode ser interpretado como mais uma prova do equilíbrio do Brasileiro. O time que se destaca o faz por treinar mais ou ter jogadores melhores ou ter mais sorte em uma situação específica.

Não fica só por aí.

A verdade é que o estilo de jogo do Botafogo faz com que os adversários cometam muitas faltas próximo da área.

E de fato, o time tem ótimos chutadores (Juninho, Lucio Flavio, Leandro Guerreiro e Tulio).

É impressionante quantas faltas recebem Jorge Henrique e Zé Roberto.

Faz todo sentido do mundo a equipe explorar essa jogada. Méritos ao treinador.

****

Vocês sendo de São Paulo, é bem provável que vejam jogos do Botafogo apenas contra os times paulistas.

Essa é uma curiosidade minha, pois afinal, são times mais fortes do que os enfrentados até então pelo Botafogo.

Vocês podem ficar atentos à um detalhe.

O Botafogo tem sido o dono das ações de seus jogos. Ele impõe o ritmo da partida. Essa é minha curiosidade para ver como o Botafogo se portará contra Santos e São Paulo. Se os dois times deixarão o Botafogo à vontade.

Aguradava ansioso por Botafogo x Corinthians, pois como PC Carpegiani conhece as limitações de seu time, acho que ele armaria um bom esquema para o Botafogo, sem tantas faltas em sua intermediária, e poria à prova a vulnerável zaga alvinegra.

Mas um coreógrafo resolveu que não poderemos ver...