Destaques

segunda-feira, junho 11, 2007

O Corinthians e as garrafas vazias

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A rodada foi boa para mim nesse fim de semana. O Corinthians ganhou, o Parmera empatou em casa, Santos e São Paulo perderam. Foi divertido.

Vi o jogo do Corinthians e não tenho nada a dizer que a grande mídia não tenha dito: primeiro tempo horrível, com erros de passe inviabilizando a saída de bola, segundo tempo melhor (méritos ao Carpegiani pela bronca no intervalo). O América RN é um time fraco, bem fraquinho, e tem boas chances de acabar rebaixado.

O blog parceiro Retrospecto Corintiano destaca que os próximos jogos do Timão devem mostrar com mais clareza o verdadeiro potencial do time. Pega o Paraná Clube, que começou muito bem o campeonato; o Botafogo, vice-líder e espécie de sensação-frustrada do país no momento, muito elogiado por seu futebol, mas sem ganhar nada até agora; e o arqui-rival Palmeiras.

São jogos importantes mesmo, que serão testes mais difíceis que os até agora enfrentados pelo time em formação do alvinegro. Santos e Cruzeiro foram clássicos, mas as circunstâncias (disputa da Libertadores para o primeiro, time horrível no caso do segundo) atenuaram a dificuldades das pelejas.

No entanto, pode ser muito cedo para prever qualquer coisa. O campeonato ainda não me parece nada estabilizado, e talvez continue assim por um bom tempo. Os times estão muito nivelados, e quem poderia estar um passo à frente pelo passado recente (Santos, São Paulo e Grêmio, principalmente), começaram mal por estarem participando da Libertadores, o que no mínimo ainda as definições do campeonato por mais duas semanas.

Mas o São Paulo não absorveu bem a desclassificação, e o mesmo pode ocorrer com o Santos, que ainda perde seu principal jogador (Zé Roberto) e ficará sem Kleber e Maldonado durante a Copa América. O São Paulo também perde Josué e Alex Silva, o que vai atrapalhar. E ninguém sabe como o Grêmio pode reagir a uma eventual derrota para o Boca.

Além disso, outros times perderão jogadores para as seleções sub-20 e sub-17, que tem umas coisas para disputar. O Corinthians, por exemplo, fica pelo menos sete jogos sem William, seu principal organizador.

Enfim, a coisa está bem embolada e não deve mudar nos próximos dois meses, mais ou menos. Talvez, só no segundo turno tenhamos uma contabilidade mais clara das garrafas vazias de propriedade de cada time. Pelo jeito, ninguém vai vender no atacado, a decisão vai ser no varejo. Espero que o Corinthians continue vendendo as suas.

PS (inserido depois da publicação).: Quase esqueci de comentar o passe de peito do Zelão para o gol do Marcelo Oliveira, primeiro do Timão. Impressionante para um zagueiro.

1 comentários:

fredi disse...

Sei não, mas neste ano acho que só haverá qualquer possibilidade de "chute qualificado" no começo do segundo turno.

Além de tudo o que o Nivaldo destacou, ainda tem a janela para tranferências em julho/agosto.

Muitos times perderão jogadores e outros trarão um ou que poderão fazer diferença num campeonato tão nivelado.