Destaques

quinta-feira, junho 21, 2007

Pedindo ajuda aos universitários

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook



Por absoluta incompetência lingüística, não consegui decifrar a manchete de hoje do jornal Olé, da Argentina. Algum hermano - ou uma pessoa com conhecimentos reais da língua espanhola - poderia me ajudar nessa empreitada?

9 comentários:

Glauco disse...

Não sei também, mas se o Palermo não tivesse perdido aquele pênalti, poderiam ter tascado um "três vira, seis acaba".

Edu Maretti disse...

O Gerardo me esclareceu: tem um canto de arquibancada clássico que a torcida do time vencedor canta pra provocar os rivais na Argentina: "La Copa se mira e no se toca". (a copa se vê e não se toca). No caso, eles fazem uma brincadeira com esse canto ("Seis mira e no seis toca"): uma expressão, eu diria, idiomática que não dá pra traduzir literalmente.

Anônimo disse...

Bom, seguindo a linha do meu professor de espanhol, Vanderlei Luxemburgo, eu diria que eles querem dizer: "Vocês olham e não se tocam"... Como se fosse: "vcs se acham o máximo, mas nós somos hexa".
Eles não perderiam a oportunidade de alfinetar los macaquitos...

Anônimo disse...

Então, eu até manjo español, mas essa tá mesmo complicada: A tradução, no pé da letra, é: Seis olham e não seis tocam. Claro, não ajudou lhufas. Esse seis, deve ser pq o Boca foi hexa. Se fosse chutar, chutaria que é uma provocação com o Brasil. Como quem diz, nós somos Hexa, vocês não. Malditos argentinos, até nisso eles nos passam a perna.

Anônimo disse...

Agora que o Edu falou, ficou a dúvida: A provocação é conosco, los macaquitos, com los Gallinas (River), ou com ambos? Nunca uma manchete rendeu tantas interpretações!

Edu Maretti disse...

acho que a provocação é ao Grêmio e a nós, brasileños em geral, e claro que tb ao arqui-rival River.

Aaron disse...

existe uma frase em espanhol:
"se mira y no se toca" (so olha mas não se encosta)
logo "seis mira y no seis toca" (a taça estava na frente de 50 mil gremistas mas so os jogadores do boca festejaram)
"seis" simboliza as 6 copas do boca

Marcão disse...

Além do hexa do Boca, a Argentina tem um hepta da Libertadores, o Independiente.

Edu Maretti disse...

é, como me disse o Gerardo (argentino torcedor do Estudiantes de La Plata), numa tradução livre, mais ou menos "o hexa se mira e não se toca". Fiquei com preguiça de escrever tudo, devido ao meu dedo quebrado que dificulta tudo!