Destaques

quarta-feira, junho 13, 2007

PIB sobe e Brasil entra no primeiro mundo social

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Saiu hoje o resultado do PIB brasileiro no primeiro trimestre de 2007, calculado pelo IBGE. Em relaçaõ ao mesmo período do ano passado, alta de 4,3%. Com parado com o último trimestre de 2006, o crescimento é de 0,8%. É o primeiro resultado depois da mudança de metodologia feita pelo IBGE em março, que, ao dar a cada setor a importância devida, revelou uma economia maior do que se imaginava.

Os resultados aumentaram o otimismo de economistas, porta-vozes do companheiro Mercado, o que não aparece pra beber. A meta de crescimetno de 4,5% neste ano, prevista no PAC, pode se tornar realidade.

O que puxou o PIB foram o consumo das famílias, que aumentou junto com a renda, os investimentos privados (destaque para aumento de 7,2% no item Formação Bruta de Capital Fixo, que indica investimento das empresas em máquinas e construção, ou seja, preparação para produzir mais), e a recuperação do setor agrícola (mesmo baleado com a queda do dólar).

O crescimento é boa notícia, gera empregos e aumenta a renda. Aliás, resgato no Terra Magazine outra boa nova, que deixamos escapar em abril: na próxima divulgação dos números do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) pela ONU, o Brasil deverá figurar orgulhoso entre o grupo de países com “alto desenvolvimento humano”.

O principal responsável pela mudança, segundo o site, ocorrida em 2005, foi a mudança no cálculo do PIB, que levou o IBGE a “descobrir” 10,9% a mais de economia que era ignorada pela metodologia antiga. O ONU avalia três dados para determinar o IDH: critérios renda, escolaridade e longevidade da população. Assim sendo, só com o PIB recalculado de 2005, saltaríamos de 0,792 (sendo 0 o pior e 1 o melhor índice) para 0,8, saindo dos países de “médio” (onde temos companhia de Colômbia, Venezuela e Albânia) para os de “alto desenvolvimento humano” (junto com Noruega, Argentina, Chile e Uruguai). E, como os dados de educação e longevidade também têm apresentado melhora nos últimos anos, estaremos ainda melhor na próxima divulgação, que deverá ocorrer em 2008.

Assim sendo, do ponto de vista do IDH, nosso país é um lugar bastante bom para se viver (dos 177 países avaliados pela ONU, apenas 63 têm “alto desenvolvimento”). “E que vantagem Maria leva?”, poderia perguntar minha mãe. Sei lá. Na prática, já deveríamos estar sentindo essa melhora toda. Parece que o tal do primeiro mundo não é tão legal assim.

6 comentários:

Anselmo disse...

seria isso o espetáculo do crescimento?

Glauco disse...

Seria o espetáculo do engrupimento (de dados?

Marcão disse...

Boa: IBGE passa a ser Instituto Benfeitor de Gambiarra e Engrupimento.

Fernando Augusto disse...

Eu vivo na Noruega e não sabia.

Nicolau disse...

Segundo consta, os economistas em peso concordaram com a mudança metodológica, que não seria golpe não. Informei.

Anselmo disse...

ah, os economistas... alguns deles arrotam o privilégio de tomar uísque com o Mercado, aquele furão.

mais, na divulgação do IDH em 2004, o Paulo Renato esperneou que o IBGE informou à ONU os dados de analfabetismo de 2000 e não de 2002, quando já havia uma melhora em indicadores. A evolução na educação vai garantir mais posições ainda.


mas se o brasil é desenvolvido socialmente com o nível de desigualdade social que tem, o IDH também precisa ser revisto.