Destaques

sexta-feira, junho 01, 2007

Primeiro o chopp. Depois o asilo político

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Dia 8, sexta-feira, estréia o documentário Caparaó, vencedor do É tudo verdade de 2006. Um dos personagens centrais da guerrilha que sem acontecer nos bastou, é Araken Vaz Galvão, um sargento expulso da corporação em 1964, depois do golpe militar.

Aos 71 anos, em entrevista no site da revista Fórum, concedida a Brunna Rosa, o Araken conta que havia sido preso por uma operação da Polícia Militar de Minas Gerais que desmantelou o que restava da já abortada operação de luta armada. Na prisão, a fortaleza de Santa Cruz, em Niterói, no Rio de Janeiro, o cabra ficou doente, e passou a ser levado para a Policlínica do Rio. Num desses traslados, pediu para fazer uma parada para ir ao toalete. Pararam a viatura num boteco.

O banheiro ficava nos fundos, do lado de uma porta que conduzia à rua de trás. Ele fez o que precisava, olhou para os lados, e se picou, de táxi, para o Largo do Machado (foto), na Zona Sul da capital do estado. O destino era a rua Artur Bernardes, onde ficava a embaixada do Uruguai, a três quadras dali. A opção pelo Largo tinha outro objetivo.

Araken sentou-se num boteco e tomou um chopp, depois de três "looooongos anos" encarceirado.

Alguém aí faria diferente?

4 comentários:

Thalita disse...

sensacional!

Glauco disse...

Talvez a bebida mudasse, mas a parada seria a mesma...

Marcão disse...

Esse chopp foi com ou sem colarinho?

Nicolau disse...

Grande Araken!