Destaques

sexta-feira, agosto 31, 2007

Clássico não é clássico

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Eduardo Metroviche (Maldonado)
Vamos mudar de clássico, que o da última quarta-feira já deu bastante pano pra manga. Nem precisa falar do clichê, mas acho que, se o Santos não bater o Corinthians “despedaçado” (como diz matéria do Uol) neste domingo no Pacaembu, realmente vou postar algo logo após o jogo intitulado “O futebol é uma caixinha de surpresas” ou “crássico é crássico”.

Como se não bastasse a draga, o Timão (sic) perdeu para o clássico Gustavo Nery, Rosinei, Fábio Ferreira e Kadu. Francamente, acho que os dois primeiros são desfalques, mas os dois últimos quem são? Quem são? Parece que o experiente volante Ricardinho pode ficar fora. Quer dizer, quem vai jogar pelo ex-S.C. Corinthians Paulista? “Em compensação”, dizem os
sites, voltam o valente Betão e o jovem Vampeta.

Photocamera (Finazi)
Bom, e o Santos, salvo engano, deve jogar com o time completo, a não ser talvez Rodrigo Souto, com Fábio Costa; Baiano, Marcelo, Domingos e Kléber; Maldonado, Adriano, Petkovic e Pedrinho; Marcos Aurélio e Kléber Pereira.

Estatística

Antes do último Santos x Corinthians, postei um texto com a estatística desde 2002 (tendo como ponto de partida a era Robinho), no que fui contestado pelo curintiano Nivaldo (que, aliás, anda meio calado ultimamente). Então vai a estatística do clássico no século XXI (com a ajuda da memória impressionante do companheiro Olavo relativamente a 2001). Certo, mano?

É o seguinte: foram 21 jogos no século, desconsiderando (dando de bandeja) aqueles 4 a 2 que o Luiz Sveiter descontou da conta em 2005. A conta é de 12 vitórias do Santos (57%), 4 empates (19%) e 5 vitórias do Corinthians (24%). Quer dizer, freguesia pura. Até porque, desde 2002 (era Robinho), foram duas vitórias apenas do Timão (sic), sendo que uma foi o jogo que o Luiz Sveiter inventou (2 a 3 na Vila, e ainda com um pênalti inexistente).

Até domingo.

10 comentários:

Anônimo disse...

Esqueceu de falar do massacre do Pacaembú: 7x1.
Aquele valeu por todas as doze vitórias da Sardinha.

Vinicius Grissi disse...

Realmente desta vez a coisa está muito, muito complicada para o "Timão". Afinal, nem o técnico interino quer comandar o time mais!!!

Palpite? 3 a 0 Santos.

Visitem meu blog...

Edu Maretti disse...

leandro, eu só mencionei dois jogos especificamente, o 4 a 2 anulado e o 3 a 2 que não deveria ter acontecido, porque foi inventado. Todos os outros jogos estão dentro do contexto: "A conta é de 12 vitórias do Santos (57%), 4 empates (19%) e 5 vitórias do Corinthians (24%)".

Nem sequer mencionei que o curintia ficou 4 anos sem ganhar um jogo sequer (entre 2002 até fim de 2005) e já de novo há quase dois sem vencer.

Anônimo disse...

E também não mencionou o tabu que perdorou entre os anos 80 e 90.
Foram quantos anos e jogos sem vencer o Timão?

Anônimo disse...

Digo: Perdurou.

Edu Maretti disse...

Caro Leandro, você é um corintiano fiel, o que é legal. Mas só pra ficar claro: eu falei no post sobre os jogos do clássico do século XXI, o que é um recorte jornalístico interessante.

Beleza, você fala dos anos 80 e 90. Mas se for pra ser retrô, indo um pouco mais pra trás podemos falar de outros tabus.

Tendo como parâmetro apenas o século XXI, os números são os do post.

Anônimo disse...

Falando nas estatísticas seletivas do século 21, falemos em goleadas: além dos 7 x 1, eu me lembro de um 5 x 0 na fase de classificação do Campeonato Paulista de 2001. Quantas vezes com Robinho o Santos venceu o Corinthians por vantagem superior a dois gols? Que eu saiba, nenhuma.

Anônimo disse...

Maretti, vamos falar em tabus (na base do "sem querer ofender, mas já xingando a mãe"). O tabu dos 11 anos é mais uma daquelas farsas das quais somente a estatística seletiva é capaz. O tabu refere-se somente a jogos do Paulistão. No sofrido período de jejum, o Corinthians venceu o Santos três vezes, todas pelo Torneio Rio-São Paulo, na época uma competição importante. O Santos, por seu lado, ficou sete anos sem ganhar nem na moedinha.

Glauco disse...

Ricardo, vamos falar em número de partidas. O tabu do Santos foram 22 jogos, com 16 vitórias do Santos e seis empates. O tabu corintiano foram 20 jogos, com 11 vitórias do seu Timão e nove empates. De fato, os números mostram que são tabus distintos, né?
Quanto às partidas do Rio-São Paulo, não se contava mesmo rpa nada, nem pra efeito de fila. Mesmo nos tempos atuais, continuou a mesma coisa, já que o Santos não saiu da fila vencendo o tal torneio em 1997.
Quanto ao Robinho, nunca perdeu pro Corinthians. Mas se você acha cômodo em 11 partidas perder 9 (uma de 3 a 0 contra o MSI/Corinthians no ano passado) e empatar duas (uma roubada com um gol impedido em 2003), tuuudo bem.

Glauco disse...

Aliás, Edu, foram 13 vitórias do Santos, e não 12.