Destaques

quarta-feira, agosto 08, 2007

Dualib no fundo do poço. Quem vem pro lugar dele?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Conselho Deliberativo do Corinthians (CD) atendeu aos desejos da fiel torcida e determinou o afastamento de Alberto Dualib e Nesi Curi por 60 dias da presidência do clube. Foram 264 votos a favor do afastamento, cinco contrário (todos da família Dualib) e uma abstenção (do advogado de Dualib, José Alves). Até mesmo alguns de seus "aliados", como o cardeal Wadi Helu, votaram com a maioria.

Foi decidida também a criação de uma comissão de cinco conselheiros para analisar as contas da atual administração. Alexandre Hunes, Rogério Molica, José Carlos de Mattos, José Percival Albano e Osmar Básile têm 60 dias para o trabalho. Caso recomendem o afastamento definitivo de Dualib, será convocada a Assembléia Geral de sócios para votar o impeachment do presidente.

Segundo a Folha de S. Paulo, a maioria dos conselheiros está certa de que o caminho será o afastamento definitivo do cartola. Alguns acreditam que Dualib deverá renunciar antes do prazo de 60 dias. É o caso de Andrés Sanches, certamente influenciado por uma dose forte de torcida. Explico: segundo explicou o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Senger, ao site TimãoNet, se Dualib renunciar toda sua diretoria sai junto, inclusive Clodomil Orsi, que agora ocupa o posto. Dessa forma, Senger assumiria o comando e convocaria novas eleições antes de janeiro de 2009. Sanches é hoje a liderança oposicionista mais influente e seu grupo tem maioria no CD. Uma queda rápida de Dualib o favoreceria, não dando aos rivais tempo de articular suas candidaturas.

O segundo nome mais forte é o de Roque Citadini, presidente do Conselho de Orientação. Segundo apurou a Folha, ele precisaria de tempo para conseguir reunir apoios para bater Sanches. Rubens Approbato Machado ganhou força recentemente, mas não diz se pretende ou não disputar o cargo.

Dos três, apenas Approbato nunca fez parte da gestão de Dualib. Citadini foi por quatro anos vice-presidente de futebol, saiu por se opor à parceria com a MSI. O mesmo cargo foi assumido depois por Sanches, já durante a parceria. Ele deixou as asas do presidente quando Kia Joorabichian começou a disputar poder com Dualib. Sanches escolheu o iraniano.

Aos corintianos, pergunto: qual desses três é o “menos pior” (tenho dificuldade em dizer melhor nesse caso) para conduzir o time? Não consigo escolher nenhum, mas vou pela negativa: Sanches, que apoiou Dualib e a parceria, depois pulou para o colo de Kia e agora é contra a parceria, não me parece nada confiável. Fico entre os outros dois. Approbato é para mim uma incógnita e Citadini pelo menos foi coerente no episódio MSI. Alguém se habilita a palpitar?

8 comentários:

Anselmo disse...

eu acredito que deveria haver eleições gerais na República pra escolher o presidente do Corinthians.

Eu, como palmeirense, me candidato ao cargo. Como tem mais não-corintiano do que corintiano, acho que meu nome poderia receber muito apoio.

Farei pelo Corinthians o que Mustafá Contoursi fez pelo palmeiras. A série B é o limite. Junte-se a nós!

Nicolau disse...

Ah, as propostas criativas! Por que o senhor não vai ser criativo lá no Palmeiras, o vagabundo?

Glauco disse...

Pô, Anselmo, o Nivaldo não quer eleições diretar pra presidente do Corinthians. Ele confidenciou que prefere regimes estáveis como o do Dualib. Mais um que aderiu ao "Fica, Dualib!".

Anselmo disse...

que absurdo. só tem espaço pra tumulto barato como este em locais organizados, como o Corinthians. O Dualib é o presidente do Clube, rapaz!

maurício disse...

Não tenho dúvida de que o Anselmo é mais corintiano que o Dualib. E como presidente não cumpre os planos mesmo, é capaz de na gestão Anselmo o Conrinthians ganhar Libertadores e construir o estádio. Fica Anselmo!

Marcão disse...

Só acho que o título desse post está equivocado. Deveria ser: "Dualib é expulso do fundo do poço. E dá uma banana para os que ficam".

Marcão disse...

Ah, deixa eu registrar aqui o revelador diálogo que acabei de travar com a curintiana Vanilda, aqui na redação:

"- Marcão, o jogo do São Paulo vai passar na Globo e o do Corinthians, na Bandeirantes.

- Vou ter que apelar para o rádio, então, porque a Globo não pega lá em casa.

- E você não vai ver o jogo Corinthians?

- Acho que não. Eu gosto de futebol!

- Pois, sinceramente, Marcão, eu não gosto de futebol. Eu gosto é do Corinthians."

De fato, entre coisas tão díspares, ela fez uma opção. Comovente tal sinceridade...

maurício disse...

mal educado esse marcão. e irritadiço...