Destaques

sexta-feira, agosto 03, 2007

"Futebol é varonil, não homossexual"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Eu ouvi no rádio pela manhã. Cheguei no trabalho e procurei no Google Notícias. Não achei. Conversei com o Glauco no MSN. Achamos que era esdrúxulo demais. Então desisiti da busca.

Mas era real.

Um juiz arquivou a queixa-crime de Richarlyson contra o diretor administrativo do Palmeiras, José Cyrillo Jr., que insinuou em programa de TV que o jogador seria homossexual.

O fim da história pouco importa. O que é quase inverídico é a justificativa para a decisão do juiz Manoel Maximiano Junqueira Filho.

Seguem trechos da matéria da Folha (na íntegra aqui, para assinantes):

"No documento, o juiz sugere que, se [o atleta] fosse homossexual, "melhor seria que abandonasse os gramados".
Em outro trecho, Junqueira Filho diz que "quem se recorda da Copa do Mundo de 1970, quem viu o escrete de ouro jogando (...) jamais conceberia um ídolo ser homossexual".
A seguir, ele afirma: "Não que um homossexual não possa jogar bola. Pois que jogue, querendo. Mas forme seu time e inicie uma Federação".
Por fim, Junqueira Filho utiliza uma estrofe popular antes de proferir a sentença: "Cada um na sua área, cada macaco no seu galho, cada galo em seu terreiro, cada rei em seu baralho. É assim que penso"."

Os advogados do jogador já entraram com apelação contra a decisão. Encaminharam ainda reclamação contra Junqueira Filho ao Conselho Nacional de Justiça, por homofobia.

Não merece comentários.


Update: íntegra da sentença aqui

3 comentários:

Fura Olho disse...

Também não acreditei quando li...

Nem tanto pelas idéias, mas pela burrice de o juiz ter escrito isso...

Marcão disse...

Impressionante! No mesmo nível dos telespectadores que ligaram para o Jornal do SBT para responder a enquete "Jogador de futebol pode ser homossexual?", convocada por Carlos Nascimento. Um disparate atrás do outra...

Ada Valentine disse...

Jura q o jornal do SBT fez essa enquete? perdi, ia rir p/ caramba...
Bem sobre o Richarlyson, não tenho nada contra ele, pelo contrario acho ele até bem amavél queria muito ser amiga dele, tenho quase certeza q ele é gay sim, o cara da muita pinta, tipo voz meiga, sombrancelha tirada, corrida de Lessie, muito molenga nas divididas de bola e nas comemorações então é um show aparte. Mais sobre esse juíz nada haver, se ele ñ vai com a cara de gays, q a opinião dele fique no particular... e ñ o influencie nas suas decisões, no meu ver, ele foi altamente preconceituoso em negar o pedido do Richarlyson, esse trecho... "Cada um na sua área, cada macaco no seu galho, cada galo em seu terreiro, cada rei em seu baralho. É assim que penso"." mostra q ele é bem fanfarrão e ele ainda citou o hino do Inter... Adouuro o Richa.