Destaques

segunda-feira, novembro 05, 2007

E o Coxa subiu

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Os resultados da última rodada garantiram, matematicamente, o acesso do Coritiba. O Coxa é a primeira equipe a garantir vaga na elite nacional em 2008.

O torcedor do Coritiba não pode reclamar da falta de emoções nesses últimos anos. Em 2003, primeiro ano dos pontos corridos, o alviverde ficou entre os melhores do Brasileirão e garantiu vana na Libertadores. Teve fraca campanha no continental, é verdade, mas também em 2004 faturou o bi-paranaense. Caiu em 2005, por pouco não subiu em 2006 e agora garante matematicamente a vaga na primeira divisão. O que pode ter ainda um gostinho maior, já que o rebaixamento do rival Paraná é uma hipótese bem plausível.

Quem comanda o Coritiba é Renê Simões (foto). É um técnico de certo nome, famoso, mas mais célebre por trabalhos "exóticos" do que realmente por desempenhos históricos no futebol de elite. Ele que levou a Jamaica à Copa de 1998 e que comandou a seleção feminina brasileira na prata de Atenas em 2004. E em 2005, passou vexame sendo rebaixado, com o Vitória, para a Série C do Campeonato Brasileiro.

Uma dupla de garotos é o principal destaque do Coritiba: o atacante Kenrisson e o meia Pedro Ken, ambos com passagens pelas seleções brasileiras de base. Há ainda dois veteranos que somam muito à equipe, o goleiro Edson Bastos, ex-Figueirense, e o lateral Ânderson Lima, ex-Santos, São Caetano, São Paulo e Grêmio.

Parabéns ao Coxa, que agora corre para ficar também com o título. Será que, se confirmar a conquista, o Coritiba colocará uma estrelinha prateada em seu escudo, para provocar o rival Atlético, que mantém uma referente ao título da Série B de 1995 ganho sobre o próprio Coxa?

10 comentários:

CÉLIO AQUINO disse...

O CURITIBA MERECE VOLTAR A SÉRIE A É UM TIME GRANDE DE GRANDE TRAdição no cenário do esporte nacional.

Anselmo disse...

ir pra série B é lamentável. Voltar no campo, sem virada de mesa, é o mínimo que a sobra da dignidade exige. Mas pôr estrela de prata por vencer a série b?

(prococação gratuita:) isso não é coisa de time pequeno?

Anônimo disse...

O Atlético foi campeão da Série B em 1995 e não colocou estrela. Aí em 2001 foi campeão da primeirona e, ao invés de colocar só uma estrela (o esperado), pôs as duas. Eu achei meio bobo.

fredi disse...

Olavo, Atlético é o Galo.

O outro é Atlético Paranaense ou Paraguaio (falsificado)...

Olavo Soares disse...

Frédi, eu também concordo que "O" Atlético é o CAM. Mas, no contexto do post e comentários, deu preguiça de colocar o sufixo "-PR".

fredi disse...

o.k., perdoado

Nicolau disse...

Parabéns ao Coxa. Por estrela é bobo, como disse o Olavo. E Fredi, larga a mão de ser mala...

Glauco disse...

Olavo, Atlético é o de Bilbao, fundado em 1898, e o de Madri, fundado em 1903. O resto é tudo genérico.

Olavo Soares disse...

Sabia que o Atlético de Madrid foi fundado por torcedores do Bilbao que moravam na capital e tinham saudade de seu time do coração? Por isso as semelhanças no uniforme e escudo.

Anselmo disse...

momento Olavo é cultura.

bravo!