Destaques

sábado, novembro 24, 2007

Mensalão tucano-mineiro e o "mais do mesmo"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Quando o escândalo do mensalão foi detonado em 2005, Lula e os diretores do PT entoavam sempre a mesma frase, em resposta às perguntas acusatórias: "os acusados têm amplo direito de defesa. Vamos investigar as denúncias e punir os culpados".

A sentença é tanto repetititiva quanto corretíssima. O Brasil, sabe-se, é um país dado a punir antecipadamente algumas pessoas. Daí o "amplo direito de defesa" ao qual se referia o presidente e os dirigentes do Partido dos Trabalhadores. O "investigar as denúncias" demanda uma análise mais precisa das acusações - com a premissa elementar que quem deve apresentar provas é o acusador, e não o acusado - e o "punir os culpados" vai no centro da coisa. Se o cidadão realmente fez besteira, que pague por isso, nos termos da lei.

À época, pela repetição exaustiva da frase, Lula e os petistas foram acusados de uma certa inércia. Os opositores atacavam - que adianta repetir o mantra se nada mais efetivo acontece? E com a lentidão característica da justiça nacional, a apuração do caso - o "investigar as denúncias" - ainda está em tramitação, e não sabemos onde realmente isso vai parar.

Agora, o procurador Antonio Fernando de Souza apresentou denúncia formal contra o tal do "mensalão mineiro" - que a mídia, cada vez mais, tem se disposto a chamar pelo nome correto, "mensalão mineiro-tucano". O caso tem como protagonista Eduardo Azeredo, senador por Minas Gerais, e derrubou o ministro Walfrido dos Mares Guia, que à época era aliado do tucano na corrida pelo governo de seu estado.

Coincidentemente, a bomba detonou às vésperas do Congresso do PSDB, onde os bicudos se reuniram para tomar chá e, nas suas palavras, "discutir o futuro do Brasil".

Fernando Henrique, Aécio Neves, José Serra, Sérgio Guerra e tantos outros foram questionados sobre o caso. A resposta deles? "Azeredo tem amplo direito de defesa. Vamos investigar as denúncias e, se for o caso, puinir os culpados".

É...

P.S.: Alguém viu o Alckmin nesse congresso do PSDB? Rapaz, de presidenciável o cara passou a figurante.

4 comentários:

Edu Maretti disse...

A propósito, registre-se a fala de FHC: "Nosso partido tem gente acadêmica, não temos vergonha disso. Tem gente que sabe falar mais de uma língua, e também sabemos muito bem falar a nossa língua. Muitos brasileiros ainda não puderam saber falar bem a nossa língua e muito menos as outras".

Só pensei numa coisa ao ouvir isso: muitas pessoas, quanto mais chegam perto da morte, mais se refugiam na fé, no além. FHC, que está visivelmente gagá, isso não se discute, não perde a arrogância asquerosa que sempre ostentou, e vai chegando perto da morte cada vez mais próximo do racismo.

Glauco disse...

Quando FHC fala uma asneira dessas, ele não ofende somente o Lula, mas a maior parte do povo brasileiro que não teve oportunidade de fazer uma faculdade. Se bem que cada vez mais duvido do valor da educação formal, ainda mais vendo um cidadão que, após cursar o ensino superior, consegue pronunciar essa pérola racista.

Marcão disse...

E enquanto o mensalão mineiro, perdão, tucano, é varrido para para debaixo dos tapetes dos pés de páginas de jornal, a Veja chega às bancas com uma pesquisa sobre o que os militares pensam sobre o "sucateamento" do exército, o esquerdismo na América Latina, o armamentismo de Chávez e sei lá mais o quê. Se o FHC, na decadência, está assumindo com todas as letras que é elitista, racista e arrogante, a Veja, em seu desespero, está vestindo cada vez mais a camisa do golpismo, da cara-de-pau e do direitismo mais reacionário jamais existente na imprensa brasileira. Carlos Lacerda teria inveja!

Anônimo disse...

De acordo com a norma culta da língua, o correto seria FHC ter dito "brasileiros mais bem educados".
Além de preconceituoso e racista, ainda é burro.