Destaques

quinta-feira, novembro 08, 2007

Tropa de Elite e a criminalização da favela

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Na sua coluna semanal no Valor Econômico, Maria Inês Nassif escreve hoje sobre a violência policial, tendo como gancho o filme Tropa de Elite. Vale a pena ler (infelizmente, só pra assinantes).

Uns trechos:

– “O filme Tropa de Elite, de José Padilha, é assustador porque sua intenção de retratar uma realidade - o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM do Rio é violento, porém não é corrupto - acabou trazendo à luz do dia uma radicalização que estava latente na chamada opinião pública. Se antes existia um certo recato de defender a violência policial como um ‘mal necessário’ numa sociedade violenta, parece que esse prurido caiu definitivamente por terra”.

– “A visão de que há uma guerra em curso, e que faz parte da guerra a morte de inocentes - foi esse, em última instância, o argumento usado pelo secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, para justificar as ações de sua polícia no Complexo do Alemão e na Favela da Coréia - é empunhada com surpreendente naturalidade por aqueles que gastaram papel e saliva para defender o direito do apresentador Luciano Hulk de ter um Rolex sem ser importunado por ladrões."

– “A favela e a periferia passam a ser, nessa visão autoritária e elitista, a personificação do crime - é o que se chama de criminalização da pobreza. O efeito colateral de uma repressão violenta a esses espaços geográficos de exclusão - a morte de inocentes - é menos condenável do que o roubo de um Rolex de propriedade de uma celebridade.”

5 comentários:

Marcão disse...

.
.
Não vi o filme (e não estou muito animado para assistir). Mas vi alguns textos a respeito. Por exemplo:

"Saudades do Esquadrão da Morte?"
link:
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=4012

"Duas caras da mesma elite"
link:
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=4293

Anselmo disse...

iih, o cara já voltou de salvador...

Edu Maretti disse...

Putz, Anselmo, você tinha que me lembrar disso????
Agora descubro, meu post foi decorrente de uma reflexão inconsciente!

Anselmo disse...

vixe, falou que a esposa não lembra nem onde tá!

denúncias

maurício disse...

vale a pena ver o filme.
não digo que seja um filme pra admirar. é pop muito bem feito.
por isso, vale o ingresso.