Destaques

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Palmeiras deve Libertadores de 1999 a Havelange

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Palmeiras deve seu título da Libertadores em 1999 a João Havelange, ex-presidente da Fifa. Quem garante é Fernando Rodríguez Mondragón, em entrevista à Terra Magazine Latinoamericana. O colombiano é filho e sobrinho dos comandantes do Cartel de Cali, e descreveu como o grupo serviu de ponte para a compra dos jogadores peruanos na Copa de 1978, vencida pela Argentina. As denúncias de suborno da seleção do Peru vêm desde a goleada sofrida por 6 a 0 no Mundial.

Foto: Ricardo Stuckert/Pr

Valeu, Havelange! Contra o narcotráfico, o ex-presidente da
Fifa, João Havelange, teria impedido a compra dos árbitros
pelo Cartel de Cali, cidade sede do adversário do Verdão em 1999


Na última pergunta, Monfragón revela que o Cartel costumava presentear os árbitros com gordas quantias quando iam apitar partidas do América de Cali na Libertadores. "Meu tio não deixava os árbitros que vinham à Copa Libertadores da América pagar nada", começa. "Eles se encantavam ao vir a Cali, porque tinham tudo pago. Quando iam pagar a conta do hotel, lhes diziam que estava paga", detalha.

Segundo ele, o América "só não pôde ganhar a Libertadores", porque o então presidente da Fifa João Havelange, que havia deixado a presidência da Fifa no ano anterior, era contra o narcotráfico. "Na final de 1999, contra o Palmeiras, juntamos US$ 200 mil para os árbitros, mas quatro horas antes da partida nos devolveram, porque Havelange havia dito (aos árbitros) que se recebessem esse dinheiro ele os complicaria", descreve. O problema de aceitar a versão, como observou o comentarista Olavo, é que a final da Libertadores foi o Deportivo Cali

Ele acusa ainda o árbitro colombiano J.J. Torres de apitar a favor dos argentinos na principal competição sul-americana, por influência da federação argentina (AFA), na pessoa do presidente Julio Grondona, junto ao país. Grondonha está no cargo há oito mandatos, desde 1979.

O pai de Mondragón é Gilberto Rodríguez Orejuela, conhecido como "Enxadrista", o que justifica o nome de seus dois livros (El hijo del Ajedrecista 1 e 2) com revelações o Cartel de Cali.

______________________________________
Corrigido às 16h45 de 13/12/2007

6 comentários:

Glauco disse...

Se sem ajuda da arbitragem, em pleno Parque, o time colombiano já levou a partida pros pênaltis, com auxílio dos homens de preto seria campeão tranquilo.

Marcão disse...

Conversinha, hein...

Unknown disse...

Agora entendi pq o Palmeiras perdeu em Cali.

Anônimo disse...

Pô, mas a decisão do o Palmeiras não foi contra o América, e sim contra o Deportivo.

O América é dono de uma façanha ímpar: tri-vice da Libertadores, em 84/85/86 (acho).

Anônimo disse...

E ninguém fala q a copa de 78 foi de bandeja para os argentinos se refestelarem no bailão da ditadura graças ao brasileiríssimo havelange.

Anônimo disse...

Aff...
O Palmeiras jogou foi contra o DEPORTIVO Cali, e não contra o América de Cali...