Destaques

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Manutenção do elenco ou de padrão tático?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Tricampeões mundiais - Em pé: Rogério Ceni, Danilo, Lugano, Fabão, Edcarlos e Amoroso; Agachados: Aloísio, Cicinho, Josué, Mineiro e Júnior

Muito se fala no mérito do São Paulo de manter a maioria dos jogadores de uma temporada para outra e que essa "base" seria responsável pela conquista de títulos. Concordo em termos. De um ano para outro, muita coisa tem mudado. Vejamos aqui, por exemplo, quantos sobraram do título mundial conquistado em Yokohama, em dezembro de 2005 (foto acima): do time titular que começou os jogos contra Al Ittihad e Liverpool, há pouco mais de dois anos, só restaram Rogério Ceni, Júnior e Aloísio (que, na época, tinha acabado de chegar).
Logo após o título, em janeiro de 2006, saíram Amoroso (para o Milan, mas hoje está no Aris Salônica, da Grécia), Cicinho (para o Real Madrid, hoje no Roma) e o reserva Grafite (Le Mans, da França), além do técnico Paulo Autuori, que se mandou para o japonês Kashiwa Reysol. Um ano depois, sairiam Fabão e Danilo (ambos para o Kashima Antlers, do Japão), Mineiro (para o alemão Hertha Berlim) e o reserva Denílson (para o inglês Arsenal). Ou seja: Muricy Ramalho teve de montar praticamente um outro time.
Porque, logo depois, Lugano iria para o turco Fenerbahçe. E, em 2007, Josué foi para o alemão Wolfsburg e Edcarlos, para o português Benfica. Tudo bem que os outros clubes - e entre eles os três grandes rivais paulistas - possam até ter trocado mais titulares no mesmo período. Mas acho que é possível afirmar que, mais que manter jogadores, o São Paulo tem mantido um padrão tático - a partir de Cuca, em 2004, passando por Leão, Autuori e Muricy.

14 comentários:

Edu Maretti disse...

Do time campeão brasileiro em 2007, três já saíram: Breno, Leandro e Souza, que, segundo matéria da Folha Online de 17h56 (dois minutos antes da postagem), foi negociado com o francês PSG por 4 milhões de euros.

Thalita disse...

boa grana!

Ivan Palmer disse...

Errr... tá tudo errado.
Em janeiro de 2006, dos titulares só saíram amoroso e cicinho. Grafite ficou no estaleiro quase o ano inteiro(jogou até as oitavas da libertadores e só voltou nas duas partidas do mundial, como reserva), e se tivesse condições fatalmente seria reserva do amoroso. Mineiro, Danilo e Fabão ficaram mais um ano, saíram só em janeiro de 2007.
O "logo depois" do lugano é bem enganador, ele foi embora 8 meses depois. Deu tempo de ser vice do paulista, da libertadores e participar da conquista do brasileirão.
Não que isso anule o post em si, até concordo um pouco com a idéia geral.

Glauco disse...

Também tinha reparado nisso ontem, mas o fechamento me impediu de buscar. Acho que a síndrome de início do ano faz a gnete confundir o ano apssado com o retrasado e vice-versa.

O time do São Paulo que fez a final da Libertadores em agosto de 2006 era: Rogério Ceni; Fabão, Lugano e Edcarlos (Alex Dias); Souza, Mineiro, Richarlyson (Depois Thiago, mas o titular era Josué), Danilo (Lenílson) e Júnior; Leandro e Aloísio. Ou seja, em relação ao time do Mundial, só Leandro era novidade pois Souza, que substituiu Cicinho na ala, já estava no Tricolor.

Na partida do Brasileiro do mesmo ano que decidiu o título, contra o Atlético (PR), em novembro, entraram em campo: Rogério Ceni; Ilsinho, Fabão, Miranda e Júnior; Mineiro, Josué, Souza (Thiago) e Danilo; Leandro (Alex Silva) e Aloísio (Lenílson). Aqui, as novidades eram Miranda e Ilsinho.

De fato, o padrão tático é bem parecido, mas a equipe mudou muito pouco de um ano pro outro, algo raro no futebol nacional.

Marcão disse...

Ivan e Glauco têm razão, Mineiro, Danilo e Fabão saíram um ano depois. Vou corrigir.

Ontem, logo após esse post, mais dois do grupo que foi ao Japão fizeram as malas, e ambos para a França: o meia Souza, para o Paris Sain Germain (como adiantou o Edu), e o lateral-esquerdo Fábio Santos, para o Mônaco.

No clube, além dos titulares (na época) Rogério Ceni, Júnior e Aloísio, permanecem daquele grupo apenas o goleiro Bosco, o zagueiro Alex (que passou pelo Botafogo-RJ) e o meia/lateral Richarlyson.

Dos que foram ao Japão, além de Lugano, Edcarlos, Fabão, Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo, Grafite, Amoroso e Denílson, saíram também, para o exterior, o volante Renan (para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita) e o atacante Thiago (para o Al Rayyan, do Qatar).

No Brasil estão o terceiro goleiro Flávio Kretzer (no Santa Cruz), o meia Leandro Bomfim (Vasco da Gama) e o atacante Christian (Portuguesa).

Anônimo disse...

Sou benfiquista e acho este Edcarlos um jogador medíocre. É certo que não é o titular (os titulares são o Luisão [que foi, uma vez mais, convocado por Dunga] e o menino David Luiz [muito bom jogador, vindo do Vitória]), mas dos seis ou setes jogos que fez mostrou total desconcentração posicional, nervosismo e pouca classe. Ou seja, um central medíocre. Gostava de saber qual era a vossa opinião quando ele jogava no São Paulo. Pode ser apenas uma questão de inadaptação, embora me pareça que, de facto, o homem não nasceu para isto...

Nicolau disse...

Caro Ricardo, não sou sãopaulino, mas palpito: sempre achei o Edcarlos medonho. Estabanado, faltoso e, enfim, ruim de bola.

Marcão disse...

Ricardo, o Edcarlos foi um daqueles "craques" das categorias de base do S.Paulo que, ao subir para o time de cima, comprovou que é preciso diferenciar os homens dos meninos. Chegou a ser titular numa época de escassez de talentos, mas voltou ao banco quando chegaram Fabão e Rodrigo. Na Libertadores de 2005, vencida pelo São Paulo, perdeu a posição de titular para o esforçado Alex - que, de tão esforçado, conseguiu com que Edcarlos voltasse à posição e fosse campeão mundial no Japão como titular. O jogo contra o Liverpool, aliás, foi a única grande atuação deste zagueiro que aí está, para espanto, na época, de todos os são-paulinos.

Marcão disse...

PS.: Curiosíssimo esse ferino comentário do curintiano Nivaldo sobre um zagueiro que, por mais "medonho" que seja, foi campeão da Libertadores (fazendo até gol na campanha) e mundial (jogando como titular as duas partidas). Imaginem o que ele comentaria, nessa linha, sobre os "craques" e "vitoriosos" Fábio Ferreira, Zelão, Betão, Carlão, Chicão, entre outros "zagueiros clássicos" que já passaram pela Little Farm Arena...

Glauco disse...

Ué, agora jogador ruim não pode ser campeão? Dá pra fazer uma lista monumental só com perna-de-pau que foi campeão estadual, brasileiro, da Libertadores e Mundial. Ou você quer o Adriano Gabiru no São Paulo, Marcão?
A pópósito, Ricardo, nunca gostei do Edcarlos também. Mas quem é esse David Luiz?

Anônimo disse...

Obrigado pela resposta. Está confirmado então: medíocre no São Paulo, medíocre no Benfica. Pelo que dizem, já entendo a contratação em Agosto de 2007 - deve ter sido essa exibição frente ao Liverpool que valeu ao Edcarlos a vinda para Portugal. Fraquinho...

Chegou em Janeiro de 2007 para o Benfica, glauco, vindo do Vitória-BA que, na altura, estava na terceira divisão (não sei se a nomenclatura das divisões aí é igual. Aí é A,B,C não é?). Tem 20 anos, é alto, excelente poder de elevação, boa capacidade de corte e capaz de aparecer na frente a cabecear. Para um menino de 20 anos (na altura 19 anos) chegar ao Benfica e impor-se como o David fez só pode ser por estarmos a falar de um talentoso jogador. Além dos atributos de que falei, destaco um que, para mim, distingue os bons centrais dos excelentes: capacidade para sair a jogar vindo de trás, rasgando o meio-campo adversário, quando a equipa necessita de alguém que desequilibre. Com as devidas distâncias (por estarmos a falar de um jogador que ainda tem tudo a provar) e óbvias vénias a esses grandes jogadores, ele faz-me muito lembrar 3 grandes centrais brasileiros que passaram pelo Benfica: Mozer, Aldair e Ricardo Gomes. Oxalá a profecia se cumpra...

Anônimo disse...

Ah, deixo a o link com a ficha, vídeo de um golo e fotografia do jogador:

http://www.slbenfica.pt/Informacao/Futebol/Plantel/fichajogador.asp?idEpoca=355&idCompeticao=34&idJogador=27533

Anônimo disse...

Não deu. Por partes, então:

http://www.slbenfica.pt/Informacao/Futebol/Plantel/ficha
jogador.asp?idEpoca=355&idCompeticao=34&idJogador=27533

Marcão disse...

Não, Glauco, o sentido não é esse. O que quero dizer é que, se o Edcarlos não tivesse saído do São Paulo, o Nivaldo provavelmente não comentaria nada. E o Edcarlos, por mais grosso que seja, não é pior que o Betão, por exemplo, tantas vezes tratado com benevolência pelo Nivaldo aqui no blogue. Mas entendo que, se a mídia é são-paulina, nada mais adequado para o Futepoca do que ser anti-sãopaulina - no que o faz com método e rigor. Sobre o Adriano Gabiru, se vier pra fazer gol de título da Libertadores ou de Mundial, será bem-vindo. E depois pode ir embora (rsrsrs).