Destaques

quinta-feira, janeiro 31, 2008

Pare de beber: ameaças aos manguaças com mais ou menos confiabilidade

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Uma vacina contra a dependência química. É o que anunciaram pesquisadores de Psiquiatria e de Neurociência Baylor College of Medicine, em Houston (Texas, sul dos EUA), segundo a AFP.

A substância sintetizada consiste em uma cópia inócua em termos de barato de uma determinada droga combinada a uma proteína. Ao ser introduzida na corrente sangüínea do cidadão ela faz com que o sistema imunológico a trate como corpo estranho e trate de se livrar daquilo. Depois de tomar a vacina, ao consumir a droga o corpo humano não sentiria mais os efeitos.

Os testes realizados desde 1995 chegaram a resultados mais promissores para a cocaína do que para outras substâncias. "A vacina diminui, progressivamente, a quantidade de cocaína que atinge o cérebro", relatou Kosten, acrescentando que "é um processo lento, e os pacientes não sofrem síndrome de abstinência". Nesses casos, foram cinco injeções em três meses.

Outras semelhantes estão em estudo contra a nicotina e a heroína. Ninguém falou do álcool na matéria, mas se a fórmula der certo, eles chegam lá. Como ninguém do Futepoca tem problemas com álcool, que produzam a vacina, só não apliquem na gente.

Pra lá de alternativo
Outra fórmula para eventuais candidatos a uma vida abstêmia aparece em um e-mail desses mais confiáveis do que promessa de bêbado. Com o assunto "Pare de beber bebendo", os remetentes prometem um princípio 100% natural que provoca "enjôo, vômito e purgativo" criando "nojo e repulsa, a quem faz uso da bebida".

A substância seria o Spiritus Glandium Quercus, um medicamento fitoterâpico descrito em um monte de páginas da internet de homeopatia para o tratamento de alcoolismo, depressão e outros males. A partir de consulta pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2002, a produção do medicamento dispensa registro.

Por não ter gosto, "a pessoa não precisa saber que está tomando o medicamento", diz a mensagem. Ainda segundo as instruções, as 12 gotas diárias podem ser diluídas em qualquer bebida, exceto café – neutralizador de um monte de principios ativos da homeopatia.

Então, se algum dos leitores do Futepoca começar a se sentir meio mal no bar, não culpe a ressaca antecipada. É só tomar uma xícara de café forte, porque você pode ter sido sabotado. Se não funcionar, bom, talvez seja o caso de falar com um médico. Ou culpar a cebola da porção de calabresa...

2 comentários:

Glauco disse...

Por que não inventam alguma coisa pra melhorar o mundo e a gente poder parar de beber? Tratem a causa, não o efeito, seus recalcados abstêmios!

Marcão disse...

Essa substância que provoca "enjôo, vômito e purgativo", criando "nojo e repulsa, a quem faz uso da bebida", já existe no Brasil. Chama-se KAISER.