Destaques

quarta-feira, março 26, 2008

Evo Morales vai jogar pela Segundona boliviana

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook



A notícia é real. O presidente de Bolívia, Evo Morales, está inscrito como jogador da segunda divisão do seu país e faz parte do elenco do Litoral. O "atleta", que tem 48 anos, decidiu jogar profissionalmente como uma forma de fazer campanha a favor da prática do futebol na altitude e contra o veto da Fifa aos estádios como os de La Paz para partidas internacionais.

A equipe do Litoral pertence à polícia nacional e o capitão Juan Carlos Apaza, também diretor do clube, confirma que o presidente-jogador deve estrear contra o Deportivo Zuraca no próximo sábado. Na segunda divisão do futebol boliviano podem atuar apenas atletas com até 26 anos de idade, abrindo-se exceção para dois jogadores por equipe.

O técnico do Litoral Elmer Pardo disse ao diário La Prensa que "é uma honra" queMorales tenha concordado em jogar pela equipe e tem a esperança de que o presidente em "algum momento se apresente" aos treinos "a fim de avaliar especialmente a parte física". "Creio que está em boa forma porque joga sempre", disse Pardo ao elogiar o rendimento físico do político.

Pra quem nunca viu o boliviano jogando, é só conferir o vídeo acima do amistoso entre um combinado de seu país contra um time comandado por Maradona. O prélio foi disputado no último dia 17, a 3.577 metros de altitude, e o astro argentino declarou à imprensa local: "Com 47 anos demonstrei que se pode jogar aqui. Nem a FIFA, muito menos Blatter podem proibir que alguém jogue onde nasceu."

3 comentários:

Thalita disse...

a notícia é tão esdrúxula que começa com um "é verdade"!!

Marcão disse...

Sobre essa história de jogar na altitude, o Antero Greco fez uma observação lapidar: "-Antigamente, quando íamos a esses países e ganhávamos de goleada, sem o menor esforço, a altitude nunca foi problema. Agora que eles melhoraram um pouco seu futebol, e a gente piorou bastante, a altitude passou a ser a grande vilã". Difícil ou fácil?

Anselmo disse...

olha, eu nunca joguei na altitude. mas conheço gente que teve que andar (fazendo turismo) em machu picho e la paz e quase morreu de falta de ar.

tudo bem que a turma era atleta de bar...

mas é isso que dá ficar dando ouvidos pra comissão técnica. antes, o preparador físico era menos importante do que o massagista. por esta minha teoria nonsense, veio a ciência, a tecnologia e os jogadores passaram a acreditar que lhes faltava ar.

boa sorte ao Evo Morales. E pros torcedores bolivianos que forem assisti-lo.

Se ele faltar no treino vai ser multado? Se mastigar folhas de coca ou tomar chá, vai ser pego no anti-dopping?