Destaques

domingo, março 16, 2008

Site Cervejas do Mundo é novo parceiro do Futepoca

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Esse post tem a honra e o orgulho de anunciar a nova parceria do Futepoca com o excelente site português Cervejas do Mundo (www.cervejasdomundo.com). A quantidade de informações compiladas sobre cerveja nesse portal é tão gigantesca e impressionante que vou me abster de resumir o que é possível encontrar lá – praticamente TUDO. "Não há motivos para que a cerveja seja tratada como o é, quase como um simples refrigerante e muito longe da aura quase divina que envolve o vinho. Se bebida de forma moderada, a cerveja é excelente para a saúde e pode acompanhar perfeitamente as mais requintadas receitas gastronómicas", resume Bruno Aquino, responsável pelo site. Se você é um amante da loira gelada, não perca tempo: mergulhe de cabeça no Cervejas do Mundo. Com o tempo, parte de todo esse conhecimento será reproduzida, em uma série de posts, aqui no Futepoca. Abaixo, nosso bate-papo com o Bruno.

FUTEPOCA - Quando, onde e como surgiu o Cervejas do Mundo? Por qual motivo?
Bruno Aquino -
O meu interesse por cervejas começou quase por acaso, numa viagem que fiz há alguns anos com a minha namorada à Bélgica. Lá, pude me aperceber das variedades e subtilezas que uma cerveja pode atingir. Quando regressei a Portugal, um amigo que tinha um site sobre pescas me desafiou a lançar um espaço na internet sobre cervejas. A dificuldade que existia em encontrar um espaço onde pudesse contactar pessoas com o mesmo interesse que eu levou-me a avançar para a criação do Cervejas Do Mundo. Já conheci dezenas de pessoas que partilham esta paixão, sejam elas coleccionadoras, homebrewers (fabricantes caseiros) ou simples apreciadores desta nobre bebida.

FUTEPOCA - Quem faz o site? Como funciona a manutenção, a divisão de responsabilidades?
Bruno -
O site é essencialmente desenvolvido por mim, isto é, sou eu que ponho a matéria no servidor para depois estar disponível online. Mas os temas abordados têm inúmeras proveniências: ou são questões levantadas por visitantes que depois aproveitamos para desenvolver um artigo sobre o assunto, ou são discussões iniciadas no fórum e que, pela relevância, acabam por originar um texto que depois é colocado no site e assim por diante. Para perguntas sobre produção de cerveja, por exemplo, tenho a ajuda de amigos como César, Pedro Sousa, Edson, Fernando, entre muitos outros. Os amigos brasileiros, como o Pedro Pinto, Rogério Alves, Carlos Coutinho e Giovanni Calmon vão-me mantendo actualizado relativamente ao que se passa no mercado brasileiro. Todos partilhamos informações e novidades pois só assim conseguiremos divulgar a cultura cervejeira.

FUTEPOCA - De onde vocês tiram tantas – e tão diversas – informações? A pesquisa é sistemática ou vocês partiram de um material que já tinham em mãos?
Bruno -
A pesquisa é diária. Obviamente, existem assuntos que constituem a coluna vertebral do site e que são essenciais para uma melhor compreensão do que é a própria cerveja. A definição dos estilos, tipos de copos, formas de servir, ingredientes, pareceu-nos de grande importância para iniciar as pessoas menos informadas. Muitos outros assuntos partem de sugestões de visitantes, pesquisas que fazemos nos muitos (e bons) sites sobre cerveja que existem em língua inglesa e também portuguesa, artigos de jornais, livros sobre o tema e ainda factos relacionados com a experiência própria que, apesar de por vezes subjectiva, é ainda uma das melhores fontes de transmissão de conhecimentos.

FUTEPOCA - Quais os objetivos do site, a médio e longo prazo?
Bruno -
O site pretende ser um ponto de encontro de todos aqueles que nutrem interesse pelos diferentes aspectos que envolvam cerveja, disponibilizando informação, organizando eventos, ajudando naquilo que nos for possível por forma a colocarmos a cerveja no lugar que achamos que ela merece. O Cervejas Do Mundo continuará a procurar divulgar as pequenas microcervejarias que produzem cervejas de qualidade, tentando sempre ajudar aqueles que nos procuram para esclarecerem as suas dúvidas, assim como para ouvir as sugestões que nos queiram dar.

E então, o que estão esperando? www.cervejasdomundo.com

2 comentários:

maurício disse...

Grande parceria, Marcão!
O site é mesmo excelente, parabens ao Bruno!

Anselmo disse...

O Fórum é bem completo.

Aprendi que "carica" é a tampa da garrafa em Portugal.