Destaques

sexta-feira, março 28, 2008

Vem aí a quarta divisão

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O presidente da Federação Gaúcha, Francisco Noveletto, declarou hoje que já está confirmada a criação da Série D nacional a partir de 2009. O quarto nível terá uma cara similar à da Série C atual, com um número grande de times e a definição das equipes com base nos campeonatos estaduais. Já a Série C, a partir de 2009, será similar à Série B de hoje em dia: 20 times, que disputarão um certame em pontos corridos.

Os participantes da Série C do ano que vem serão os quatro rebaixados na Série B de 2008 mais os 16 melhores na Terceirona - excluindo-se, claro, os quatro promovidos à Segunda Divisão.

A medida, a princípio, é das mais interessantes. Já estava na hora da CBF dar uma cara mais justa à sua terceira divisão (o atual regulamento é dos mais doidos) e também criar uma possibilidade para manter mais times em atividade durante o ano. É indiscutível que o Brasil tem 60 equipes (no mínimo) com tradição, torcida, camisa e estrutura para três divisões decentes.

Mas a parte ruim da história é que a Série D, a não ser que apareça algum apoio consistente, já nasce deficitária. A atual Série C é assim - a ponto do Guaratinguetá, sensação do Campeonato Paulista, ter declinado da disputa do torneio no ano passado e já ter acenado que pretende repetir a dose em 2008. A CBF, inclusive, colaborou para essa desvalorização ao extinguir o apoio logístico e financeiro que dava às equipes da Terceirona até o ano passado. Esse ano, quem encarar a Série C vai ter que pagar todas as suas contas. Algo meio inviável para um país como o nosso, de dimensões continentais e penúria quase generalizada.

Por outro lado, precisamos comemorar, e falo sério. O futebol brasileiro ainda é uma bagunça danada e a saída dos craques e, principalmente, dos não-craques mostra nossas fraquezas. Mas é nítido que o futebol está cada vez mais organizado. Hoje é concebível pensar em três campeonatos nacionais sérios, com acesso e descenso respeitados, e com tabelas razoáveis. Quem acreditaria nessa idéia há 10 ou 15 anos?

8 comentários:

Marcão disse...

Mauá, do companheiro Nivaldo, está na disputa, e com estilo: o Grêmio Mauaense, rebaixado da A-3 em 2007, providenciou para este ano uma linga de ataque com Robinho e Kaká. O time está se preparando na Estância Santa Luzia.

Olavo Soares disse...

Peraí, Marcão. Você tá falando do Paulista. Eu tô falando de uma Série D do Campeonato Brasileiro, a ser disputada a partir de 2009...

Marcão disse...

Perdão, a Zvonka ainda não saiu do meu corpo...

Glauco disse...

O Futepoca pode inscrever um time pra disputar a Série D?

Na boa, se os times já desistem de disputar a Série C, imagina a D... E outra: os critérios de classificação pra Série C são a posição nos estaduais. Agora, do nada, eles são "eternizados" e ficam com vaga até o ano que vem? É isso mesmo ou criaram outra fórmula (são bons nisso)?

Marcão disse...

A única vantagem é que passaria a existir mais um degrau para o Corinthians descer.

Olavo Soares disse...

Ué, Glauco. Não é "do nada". Os times da nova Série C serão definidos com base na Série C de 2008. Critério técnico, na bola.

Glauco disse...

O "do nada" a qual me refiro é o fato de você "avisar" (avisar, porque duvido que os maiores interessados tenham tido voz nos "debates") os clubes quando eles já estão no meio dos estaduais que podem garantir uma vaga que dura mais de um ano. Portanto, ela deixa de ser "rotativa", como era até a CBF resolver mudar. O critério é técnico, mas é absurdamente injusto não dar a chance dos clubes se planejarem.

Olavo Soares disse...

Mas tá dada a chance, Glauco. Isso é só pro ano que vem. Tem mais de um ano até a implantação.