Destaques

sexta-feira, maio 02, 2008

50 anos de três senhoras linhas de ataque

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Para quem gosta de futebol, 1958 não deve ser reverenciado apenas como o ano em que o Brasil venceu sua primeira Copa do Mundo (e revelou para o mundo, por tabela, Garrincha e Pelé). Foi um ano mágico, principalmente no eixo Rio-São Paulo, onde todos os times tinham craques. O Campeonato Carioca foi decidido em um triangular emocionante, batizado de super-supercampeonato, entre Flamengo (de Zagallo, Joel e Dida), Botafogo (de Didi, Garrincha e Nilton Santos) e o Vasco, que sagrou-se campeão com Bellini, Pinga e Orlando.

Em São Paulo, o incrível Santos de Pelé, Zito e Pepe esmagou a concorrência e faturou o Paulistão com uma campanha de 30 jogos, 26 vitórias, três empates e apenas uma derrota, marcando 143 gols - 58 deles do camisa 10 (recorde absoluto da competição). E isso numa época em que o São Paulo tinha De Sordi, Zizinho e Canhoteiro, o Palmeiras, Mazzola, Formiga e Valdemar Fiúme, e o Corinthians, o goleiro Gilmar, Luizinho (Pequeno Polegar) e Oreco. De todos os jogadores citados, apenas Pinga, Zizinho, Canhoteiro, Formiga, Valdemar Fiúme e Luizinho não foram à Copa da Suécia - apesar de terem servido a seleção várias vezes.

Vejamos três senhoras linhas de ataque de 1958 (com Pelé nas três, lógico):

Santos FC: Dorval, Jair Rosa Pinto, Pagão, Pelé e Pepe

Seleção brasileira: Joel, Didi, Mazzola, Pelé e Canhoteiro

Ataque da Copa: Garrincha, Didi, Pelé, Vavá e Zagallo

4 comentários:

Thalita disse...

sei q não é bem o assunto do post, mas cada um levava seu calção pra jogar pelo Brasil?

Glauco disse...

Marcão, o Pepe disse em uma entrevista que a linha Dorval, Jair, Pagão, Pelé e Pepe talvez se equivalesse à linha histórica Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Mas a segunda durou mais tempo. Como diria o Torero, foi um "longo milagre"...

Anselmo disse...

antológicas linhas de ataque. Qualquer um desses deixaria de ser escalado em um time da elite de rio e de sao paulo mesmo se jogasse com uma perna amarrada?

sobre os calções, as diferenças na segunda foto são notórias. mas a culpa deve ser do roupeiro, que deve ter lavado mais uma dos que as outras.

sobre as linhas, impressionante. O curioso é: por que garrincha e canhoteiro, dois dribladores fora de série não atuaram juntos? Por que Didi sempre olha para a direita nas fotos? será que ele ia passar a bola pra esquerda até na hora de posar pra imprensa? se o zagallo tbem tinha o joelho esquerdo torto, por que o craque das pernas tortas jogava na outra ponta?

Marcão disse...

Só depois de postar é que notei: que raio de escudo é aquele no uniforme da linha Garrincha-Didi-Pelé-Vavá-Zagallo?!?? Parece um lírio ou uma árvore...