Destaques

sexta-feira, maio 02, 2008

Os stalinistas conquistarão a Europa

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O futebol europeu registrou ontem uma de suas principais zebras da temporada. Pelas semifinais da Copa da Uefa, o russo Zenit enfiou uma impressionante goleada por 4x0 no Bayern de Munique e classificou-se para a decisão do segundo torneio de clubes mais importante do continente. Vai enfrentar os escoceses do Rangers, que despacharam a Fiorentina.


A classificação de ontem consolida um processo de expansão do Zenit. O time é antigo, foi fundado em 1925, mas nos tempos da URSS esteve longe de ser um dos mais gloriosos. Faturou apenas um "Sovieticão" e uma Copa local. Com o término da União Soviética, penou nos primeiros anos - indo até para a Segunda Divisão em 1992 - e depois ressurgiu. Hoje, é o atual campeão russo.

E por que o uso das palavra "stalinistas" no título, perguntam os leitores? Pelo seguinte: em 1936, 11 anos após a fundação, o Zenit foi rebatizado para Stalinets, numa homenagem ao glorioso Joséf Stálin. A denominação durou apenas quatro anos, mas foi o suficiente para que o Zenit carregasse essa referência a Stálin como um de seus três apelidos - os outros são "sem-abrigo" e "time dos sacos". Em texto que escrevi para a Trivela em 2006 (acesse aqui), falo sobre a origem desses codinomes.

Rangers
Mas para os devotos de Stálin conquistarem a Europa, terão que vencer os bravos escoceses do Rangers. O time volta a uma decisão continental depois de 36 anos: em 1972, conquistou seu único título continental. A antiga Recopa - e curiosamente, ganhando de outro clube russo, o Dínamo de Moscou.

4 comentários:

Glauco disse...

"Sovieticão" é uma denominação deveras interessante. Mas o clube de São Petesburgo, que sempre enfrentou no dito campeonato a concorrência dos times de Moscou (Dínamo e CSKA), tinha que enfrentar também o Dínamo de Kiev (Ucrânia).

Segundo consta, é hoje o clube mais rico da Rússia por conta do patrocínio da Gazprom, empresa de gás qeu pertence ao presidente russo Dmitriy Medvedev. A vida deles ficou mais fácil com dinheiro...

Thalita disse...

"A vida deles ficou mais fácil com dinheiro..."

Mas péraí. Será q a vida de alguém pode mesmo ficar mais difícil com dinheiro?

Glauco disse...

Thalita, esse negócio de dinheiro desconheço, mas pode perguntar pro Ronaldo...

Anselmo disse...

todo mundo sabe que dinheiro não traz felicidade e que é melhor ser infeliz num apartamento de 500m2.

agora, o mais sintomático é que o futebol russo tbem ficou na mão das mesmas figuras simpáticas que ficaram com a economia (país) todo.