Destaques

segunda-feira, junho 16, 2008

Para Lucia Hippolito, derrota do Brasil é "mal" feito por Lula ao país

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

E não é que acharam a culpa do Lula?

A versão é da comentarista política Lucia Hippólito. Na manhã desta segunda-feira, ela começou sua fala criticando o técnico Dunga. Pior, estabeleceu um paralelo entre o treinador da seleção e o presidente Lula.

"Que mico, que timinho, que nervoso que dava!", esbravejou. "Sair da sala e deixar a TV".

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o técnico da seleção brasileira,
Dunga, seguram taça na cerimônia que confirma o Brasil como sede da
Copa do Mundo de 2014, em outubro de 2007


De tanta raiva, ela afirmou:

"Uma das coisas que talvez o presidente Lula tenha feito mal para o país, porque as pessoas acham que podem, de repente, se candidatar presidência da República sem nunca ter feito nada. Olhe o Dunga, nunca foi técnico nem do time da esquina da rua dele. Agora já virou técnico da seleção brasileira e acha que sabe tudo. Olhe a ministra Dilma [Roussef], nunca administrou nada a não ser a Casa Civil, com esses problemas todos que ela está tendo, já acha que pode ser presidente da República. Dureza, hein?"
A título de curiosidade, o Dunga foi apontado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) como o melhor técnico do mundo em 2007. E olha que o Futepoca foi precursor da campanha Fora Dunga!, estabelecida no momento de sua nomeação.

Já o da ministra Dilma Roussef tem, em seu currículo, a pasta das Minas e Energia entre 2003 e junho de 2005, Secretária da Fazenda de Porto Alegre (1986-1988), presidência da Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul (1991-1993) e Secretária de Estado de Energia, Minas e Comunicações daquele Estado (1993-1994 e 1999-2002).

O áudio na CBN está aqui, mas você pode ouvir abaixo.





Áudio substituído às 16h05

25 comentários:

Marcão disse...

Credo.

Anônimo disse...

Terr

Anônimo disse...

Terrível... Rendia um processo por antipropaganda eleitoral, não? Ah, rendia (hahahah). Além de não cobrir bem o que acontece na seleção, a impresa sabe-tudo ainda ignorou a torcida paraguaia. A faixa no campo "Justicia en Itaipu" não mereceu comentários na transmissão...

Anônimo disse...

Primeiramente, a comparação é absurda.
E seria de bom tamanho buscar um pouco de informação antes de comentar assuntos que não domina.
Sem falar na ética...

Glauco disse...

Será que ela ouviu o que falou depois? Preconceito nesse nível nunca deixa de ser surpreendente, mesmo vindo de pessoas que dizem sempre a mesma coisa.

fredi disse...

O problema do país, na realidade, é gente que faz campanha de maneira descarada usando uma pretensa "neutralidade" de "cientista política".

Dona Lúcia Hipólito também saiu não sei de onde para jogar suas bobagens todo dia no ar.

Haja paciência... Acho que gosto menos dela que do Dunga.

E olha que isso é quase impossível.

Acho que devia se casar com o Jabor, tendo como padrinhos o Mainardi e o Reinaldo Azevedo.

Só espero que não tenham filhos, porque seria pior que o Bebê de Rosemary.

Anônimo disse...

Lucia Hipólito é aquela "cientista política" que, em agosto de 2005, lançou um livro dizendo que o governo Lula havia acabado? E nunca explicou por que em outubro de 2006 ele foi reeleito? Pois é... um gênio essa senhora. Aliás, seria o caso de perguntar à ilustre "cientista" o que FHC, pra citar só um nome, administrou antes de ser presidente da República.

Nicolau disse...

O Lula administrou o PT, o Sindicato dos Metalurgicos de São Bernardo (um dos maiores, senão o maior, do país). Ajudou também a criar a CUT, maior central do país. Mas isso é tudo organização de trabalhador, coisa sem importância para uma cientista do gabarito(?) da Lúcia Hipólito. Preconceito de classe puro e simples.

Anselmo disse...

Desqualificar, discordar, mostrar a inconsistência, é ótimo. Demonizar, também não precisa.

Ninguém precisa gostar mais dela do que do Dunga. E claro que eu discordo dessa bobagem (e de outras) que ela disse.

Mas a Lucia Hippolito tem livro publicados e premiados (Melhor obra em ciência política (Prêmio Anpocs 1985).

Claro, alguém pode dizer: "premiado, até o Dunga foi". Mas aí já entra na parte das concordâncias e discordâncias.

O que quero dizer é que ela é formada e tem alguma produção. Ela é autora tbem de um livro sobre os 40 anos do Ipea, publicado em 2004, já no governo lula, quando ela deixou o instituto.

Isso não quer dizer que ninguém tenha que concordar com uma vírgula nem deixar de apontar os preconceitos assustadores por ela demonstrados. Mas não precisa dizer que ela não é o que é. independentemente da qualidade que os comentaristas vejam no trabalho dela.

Anônimo disse...

Arnaldo Jabor fez bons filmes quando era cineasta. FHC combateu a ditadura. Serra também. Os três já foram incensados pela esquerda, ou por parte dela. Brizola já foi considerado um incendiário. No fim da vida, aliou-se ao Collor. Lula já falou de tudo contra banqueiros e empresários. Roberto Freire foi comunista. O Prestes, que subiu no palanque no Getúlio, também. A Hipolito pode ter produzido algo nobre um dia na vida. Hoje, produz lixo conservador e partidário na mídia.

Marcão disse...

Matou a pau, Benedito.

Glauco disse...

A questão não é essa... Ela pode ter as obras publicadas que quiser, mesmo absolutamente desconhecidas e que exigem pesquisa no Google pra se saber da existência delas.

O problema é que, a sua "face pública", digamos assim, não é de cientista política. Comentários como o reproduzido no post causam mal-estar até em conversa de botequim , ou seja, o fato dela ter os tais diplomas não fazem com que ela seja uma analista mais privielegiada do que outros que cumprem essa mesma função. O que ela faz na CBN não é algo que somente um cientista político faria, o "título" só serve pra legitimar o que ela fala.

Como o Benedito mencionou, a senhora em questão erra, e feio. Quando faz suas previsões então, em um programa de "entretenimento" como o de Jô Soares em 2005, erra todas. E continua com o direito de errar e ser criticada. Afinal, estamos em uma democracia. Ou não?

E cidadania não se mede por títulos, dona Hippolito. Se eu quiser ser candidato à presidência da República, posso fazê-lo cumprindo as exigências que a Constituição elenca: ter no mínimo 35 anos, ser brasileiro nato etc. Ou a senhora não estudou a Constituição na faculdade?

Mas prefiro ser presidente do Santos...

Anônimo disse...

A famosa quem pode ter livros publicados e premiados, mas não tem qualificação para criticar o Dunga, quanto mais o Presidente da República eleito e aprovado pelo povo.

Anônimo disse...

Lucia Hipócrita tem experiência administrativa comprovada. Como cientista dirigiu um laboratório onde transformava seres humanos em jumentos. Esse currículo sensacional proporcionou a ela ser nomeada em um cargo de confiança no governo FHC (cargos que não precisam nem de concurso e de votos para assumir na máquina publica)e consegui com um rabo de contrato publicar o lixo que produziu lá.
Desempregada tornou-se analista política de umas das empresas de comunicação que fazem parte do PIG, a mesma que banca as contas do filho bastardo de FHC com Miriam Dutra na Espanha.

CFagundes disse...

Que lixo essa Lúcia Hipopólito...
Como diria o Joe Pimp: "Shut up, biaaatch!"

Anselmo disse...

Peraí, peraí.

Claro que ela produz bobagem como poucos. E isso estava no comentário. Não conheço a produção dos livros dela e demorei bastante pra achar as referências bibliográficas no Google.

Mas ela pode se apresentar como cientista política. É só isso que meu comentário diz. Talvez fosse melhor se não o fizesse, mas ela pode.

Claro que todo mundo pode ironizar o simples fato de ela ser cientista política e reproduzir o senso comum ou, muito pior, reproduzir preconceitos de certos grupos da sociedade (no caso, o preconceito foi de classe). Pode, e deve.

Só não precisa praguejar casamentos com supostos bebês diabo nascendo como resultado disso.

Não precisa, mas pode.

Anônimo disse...

Acho que se colocarmos o Lula como técnico da seleção e o Dunga como presidente não muda nada em lugar nenhum... O desempenho vai ser igual.

Anselmo disse...

Cê acha, velho?

você tbem deve achar que se o FHC estivesse no lugar do Lula tbem não faria diferença.

Que bom discordar.

Anônimo disse...

O "problema" é que, para desgraça da Lúcia Hipollito, o "time" de Lula é campeão (embora com um ou outro jogador menos "habilidoso")... Mas se for comparar com a "mulambada" do "técnico" FHC (que deixou o cargo "rebaixado para a segundona"), aí então é como se tivesse conquistado os títulos dos campeonatos estadual e nacional, a Copa do Brasil, a Libertadores e o Mundial Interclubes...

Anônimo disse...

E tem gente que acha que é "cientista político"

Anônimo disse...

Na realidade o paralelo que ela traçou está certo...

Quero saber qual o capitão de indústria que contrataria um cara sem nenhum tipo de experiência prática para tocar o negócio, eu não contrataria.

Quero saber quem, em sã consciência, contrataria HOJE o Lula para tocar a sua empresa! Eu contrataria o Pallocci a peso de ouro o Lula eu não queria nem de graça.

Eu acho engraçado a desfaçatez que alguns tem em ignorar as falhas e deficiência em nome de uma ideologia estúpida e arrogante.

Anônimo disse...

anonimo, ainda bem que você concorda que o FHC não pode ter suas falhas ignoradas em nome de nenhuma ideologia. nem a privatista, nem a aparelhista, nem a neoliberal. Ainda bem que de arrogância a concorrência é boa entre os grupos.

ainda bem que você concorda que falha nenhuma deve ser ignorada em nome de nada, mas avaliada.

lula vai passar a vida dando palestras pagas, uma opção inaugurada por fhc na pós-presidencia. e, se tudo mais falhar, vai tentar se candidatar de novo. Se a economia seguir bem, sem inflação e com crescimento até 2010, é bem capaz de sair com moral pra se eleger em 2014. bom, isso se ele mantiver o que vem dizendo que não mesmo aceitar o 3o mandato consecutivo, isto é, nao se candidatar em 2010, o que parece o mais provável atualmente. óbvio que isso é um palpite.

mas, o que o pessoal lembrou, acima, é que FHC não tinha mais experiência administrativa do que tem Dilma Roussef, que é o que a Lucia Hippolito criticou. O Serra, antes de ser prefeito, não tinha mais experiência administrativa do que a ministra.

E nem só de conhecimento da burocracia estatal vive a capacidade política de alguém, como explicou quem citou o sindicato dos metalúrgicos do abc e a cut como exemplos de experiências do lula.

se for necessário fazer estágio de prefeito para ser presidente, pede pra mudar a constituição.

o paralelo dela não faz sentido e demonstra preconceito, sim.

agora, se vc não quer contratar o lula pra sua empresa, tudo bem.

Glauco disse...

Anônimo, ser presidente da República exige capacidade de negociação, sensibilidade política e social, poder de articulação, discurso, competência para ouvir e dialogar com a sociedade e com outros governos, carisma, discernir entre a hora de enfrentar e conciliar e, por que não, seguir uma ideologia também.

Acho curiosa aliás essa comparação entre país e empresa, conceito que foi desenvolvido pelos militares e seu amor à tecnocracia e aperfeiçoado pelo pensamento neoliberal. E se você não entregaria sua empresa a Lula, eu não votaria de maneira alguma em nenhum empresário que eu conheço para ser presidente da República. Simplesmente porque ele não terá os requisitos acima, que são exigidos por quem tem compromisso e história com a vida pública desse país e não por quem tem como úinico objetivo amealhar e aumentar seu patrimônio. Nada impede que um dia um empresário, que se torne homem público, venha a desenvolver essas qualidades, mas hoje não vejo nenhum.

A propósito, anônimo, você levaria para dirigir sua empresa FHC, Collor ou Sarney? Quanto ao Palocci, duvido que seus empregados fossem gostar da gestão dele. Ainda bem que, em uma democracia mesmo falha como a nossa, os "empregados" tem poder de decidir algo, o que não acontece em empresas...

Anônimo disse...

Antes o Lula tivesse feito um limpa, levantado tapetes e exposto as sujeiras anteriores, mas não foi isso que eu vi.

Sim, Lula não governa porcaria nenhuma, ele não tem capacidade, o papel dele é falar. Dirceu governou durante algum tempo e agora Dilma governa.

Quanto ao Lula fazer palestra?? Fala sério...

zzyytt disse...

jordan 13
lebron soldier 11
kobe shoes
nike air force
ray ban sunglasses
stephen curry 5
yeezy shoes
pure boost
longchamp handbags
red bottoms