Destaques

terça-feira, junho 03, 2008

Tudo pronto para Copa de Futebol gay, em Londres

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A Associação Internacional de Futebol de Gays e Lésbicas (IGLFA) já tem a relação de equipes participantes da Copa Mundial de Futebol Gay e Lésbico da Inglaterra. A competição acontece de 24 a 30 de agosto, em Londres.

Foto: Reprodução IGLFA
No total, 50 equipes de diversos países se inscreveram. Não há exclusividade na representação de cada país. Por exemplo, 23 dos times estão no Reino Unido e 13 dos Estados Unidos. Da América Latina, são dois times, um formado no México e outro na Argentina.

O torneio se divide em duas divisões masculinas e duas femininas. A participação das mulheres é uma novidade em relação à disputa de Buenos Aires em 2007. Numa leitura rápida, a única diferença nas regras aplica-se apenas para a segunda divisão feminina, em que sete jogadoras atuam de cada lado. E há autorização para mulheres jogarem em times masculinos. O inverso não.

E não há necessidade de comprovação sobre sexualidade. Na verdade, a competição busca ser inclusiva, qualquer um pode participar. Embora seja necessário o registro na federação.

Segundo organizadores, pouca gente entende "o espírito e o entusiasmo de protagonizar um evento que pode ser tão competitivo quanto divertido". O objetivo é promover o reconhecimento e o direito à participação de homens e mulheres gays nos esportes e na sociedade em geral.

Mesmo sem apoio da prefeitura de Londres, a competição deve transcorrer normalmente. A próxima taça será disputada em Washington, em junho de 2009. Será que São Paulo, dona da maior parada gay do mundo e maior cidade do país do futebol, se interessaria pela edição de 2010?

3 comentários:

Anônimo disse...

Tem que propor pro Kassab... ou pra Marta...

Glauco disse...

Ou pro Alckmin... mas aí acho que não vai rolar mesmo.

Maurício Ayer disse...

pro alckimin tem que ser futebol sado-masô: cilício obrigatório.