Destaques

quinta-feira, julho 31, 2008

E o Inter, hein?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Segundo semestre de 2007. O Internacional traz Abel Braga de volta ao comando técnico e contrata os atacantes Gil e Nilmar. A primeira metade do ano havia sido caótica para o clube colorado; o Gauchão ficara mais uma vez na mão do arqui-rival Grêmio e a defesa do título da Libertadores fora um fiasco, com a eliminação já na primeira fase. Pensar na conquista do Brasileiro, naquele momento, também era algo inviável. Mas as três contratações de peso refletiam outro pensamento: mais do que pensar no imediato, o Internacional se planejava para o longo prazo. O restante da temporada 2007 seria um treino, uma maneira de azeitar o time; e, em 2008, o Inter seria uma máquina, favorito para todos os títulos que disputaria.

Agora estamos chegando no segundo semestre de 2008 e... o momento do Internacional é, vejam vocês, de reconstrução - novamente. O clube anuncia com pompa as contratações de D'Alessandro (foto) e Daniel Carvalho. Tite assume o elenco e dá declarações como essa, de 16 de julho: "nosso time está buscando a afirmação. É um grupo que mexeu peças e está passando por uma reformulação".

Ontem, perdeu para um frágil Santos em pleno Beira-Rio, três pontos que certamente dificultarão as aspirações do clube no campeonato nacional.

Ou seja: o tal do "trabalho a longo prazo" sugerido no final de 2007 não se concretizou. Hoje, o Internacional está no mesmo pé de todos os clubes brasileiros, vitimizado e beneficiado pela janela de transferências, contratando e vendendo, em suma: montando um time.

A situação sugere, ao meu ver, que no futebol brasileiro ainda é difícil o pensamento no longo prazo, tão desejado pelos comentaristas da área. Ou mesmo que ele não é a garantia inevitável de sucesso sugerida por tantos outros.

Pode até ser que o Inter acabe como campeão brasileiro, ou mesmo entre os classificados para a Libertadores. Afinal, o elenco é forte e Tite é um bom técnico. Mas, se isso ocorrer, será com time, treinador e situação diferentes do que se desenhava no final do ano passado.

6 comentários:

Anônimo disse...

Vida longa à derrocada do Inter neste Brasileirão.
Que em breve este timinho beneficiado com quinze pontos decorrentes de erros de arbitragem no Br/05, que só venceu o desinteressado Barcelona no Japão pela ausência de titulares como Etto´o e que entregou o jogo para os goianos no ano passado junte-se ao Santos lá no final da tabela, e que lá fiquem os dois até acabar o campeonato.

Glauco disse...

Rancor de corintiano é uma coisa séria...

Anselmo disse...

tropeços acontecem. em casa, são graves contra qualquer adversário. mas acho que se incensou demais o inter, não? podemos falar em uma mídia colorada, à exemplo da mídia sãopaulina que temos por aqui?

rafael disse...

"Japão pela ausência de titulares como Etto´o"

Valdes; Zambrotta (Beletti), Márquez, Puyol e Van Bronckhorst; Motta (Xavi), Iniesta e Deco; Giuly, Gudjohnsen (Ezquerro) e Ronaldinho.

Que falta faria?

Enfim, nós estávamos sem Renteria, como comparação, e aí?

Como falam bobagem, cruzes.

Guilherme disse...

você não mencionou (talvez por desinformação) mas 2009 é ano do SEM-TER-NADA dos morangos. Por isso estão fazendo esses planos um tanto imprudentes.

Faço minhas as palavras do corintiano: Vida longa à derrocada colorada.

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Gerson Sicca disse...

Bah, o corinthiano deve estar fumado. Inveja de quem só ganha título na mutreta, como o brasileirão de 05 e a copa do brasil de 2002.
O fato é o Inter nesse tempo todo não conseguiu montar uma equipe de fundamento e um grupo equilibrado. Por isso 2008 já está perdido.Pra mim dá são paulo ou palmeiras no brasileirão.