Destaques

sexta-feira, julho 25, 2008

Em placar de um tempo só, um desfalque santista valeu mais

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O primeiro tempo foi histórico. No segundo, foi só bom. As defesas brilharam no clássico de quinta-feira que precisou apenas dos primeiros 45 minutos para dar números finais. No terceiro do Palmeiras, o goleiro reserva santista Felipe falhou. No primeiro, é discutível, porque era um contrataque, cara a cara. Mais mérito da rapidez verde e do sono da zaga, que também bobeou no segundo, ao deixar a bola para Diego Souza.

Eu que achei que era pedreira, me enganei. Não que tenha sido fácil nem que o placar mostre tanta superioridade em campo.

Ainda que o ataque venha funcionando (é o terceiro mais positivo da competição e há nove rodadas marca gols em todas as partidas), mesmo as exibições verdes que resultam em três pontos não têm sido de gala, o time cria jogadas, mas erra passes e abre espaços desnecessários atrás, como no segundo gol do Santos, apesar de a jogada ter sido muito bem tramada. Talvez a irregularidade dos resultados seja fruto disso.

Contra o Santos, teve um adversário com momentos de desatenção impressionantes. E o inverso também, foi quando o placar se apertou em 3 a 2.

A vitória do Palmeiras em casa levou-o à quarta posição e deixou o Santos em penúltimo.

Os melhores momentos



Embate tático
Com os 10 desfalques sobrepostos, quer dizer, o reserva do desfalque tampouco podia jogar. Tanto assim que Maurício, zagueiro, entrou jogando, o que fez o Palmeiras entrar com três defensores. Jumar e Wendel fizeram a dupla de volantes, enquanto Valdívia e Diego Souza teoricamente se revesavam no ataque ao lado de Alex Mineiro.

Engenharia curiosa que funcionou porque Diego estava em noite inspirada. Mais adiantado, deu passe para um gol e até apareceu bem, sendo que um foi anulado aos 2 do primeiro tempo – lance que seria mais polêmico se o resultado fosse mais apertado. Achei que Gladstone não toca na bola, mas alguém pode argumentar que ele atrapalha o goleiro.

Outro que brilhou foi Leandro, o lateral, que fez dois gols e deu o passe para outro. Luxemburgo, de troça, "acusou" o jogador de ter marcado sem querer no terceiro gol, ao que ele respondeu: "O Vanderlei está de brincadeira. Ele, quando jogava, tentava a mesma coisa, só que não fazia gol", brincou. Cutucada de lateral esquerdo para ex-lateral esquerdo.

O jogo também foi atípico porque aos 14 minutos do primeiro tempo já estava 2 a 0. O terceiro saiu aos 28, de falta. Dali 10 minutos, estava 3 a 2, com Kléber Pereira e Apodi (golaço). Mas aos 44, Gladstone deu números finais ao jogo, num replay do gol anulado.

No segundo tempo, apesar das mudanças de Cuca que transformou seu 3-5-2 em 4-2-4, enquanto Vanderlei Luxemburgo convertia o mesmo esquema inicial em um convencional 4-4-2, não saíram mais gols.

Isso mostra que Cuca tem grande capacidade de mexer no time durante o jogo. Até aí, nada de milagres. Alguns jornais descreveram a saída de Cuca para o intervalo. Gesticulando com os jogadores, reclamava de seu jovem goleiro. Nervosismo excessivo ou tentativa de acordar o time?

Kléber, do Santos deu razão às críticas do Glauco. E as defesas desfizeram a imagem ruim do primeiro tempo.

Valdívia não esteve tão mal, quase ampliou o placar em jogada individual aos 33 do segundo tempo. E tomou o terceiro cartão amarelo.

Uma forma boa de acabar com a sequências de cinco partidas sem vencer o Santos em campeonatos brasileiros.

Grêmio
A vitória por 7 a 1 diante do Figueirense colocou o Grêmio na liderança do campeonato. É este o próximo desafio verde.

Eu que só cobro regularidade do time há seis rodadas, sei que a missão vai ser complicada diante de um time embalado como o tricolor gaúcho. O jogo é no Olímpico, e a regularidade que falta é a da defesa, para parar o segundo melhor ataque da competição.

Contra o Grêmio, definitivamente pedreira.

Valdívia não joga, Kléber, Denílson, Léo Lima e Sandro Silva voltam. Gustavo e Pierre seguem no departamento médico, mas em franca recuperação, Élder Granja brigando com o Corinthians de Alagoas – que se lembrou de uma dívida alviverde com Max em 2007 – e por aí vai.

4 comentários:

Glauco disse...

Pobre Felip, mais vítima que vilão nesse jogo... Impressionante o fato de, até os 25 minutos do segundo tempo, o Palmeiras ter feito apenas quatro finalizações no jogo, as quatro que resultaram em gols. Com mais dois gols tomados em bola parada, a defesa santista se credencia ao troféu papelão do primeiro turno.

Filipe Araújo disse...

O goleirão entregou mesmo. MAs o time do Santos tb....tá de brincadeira, né?

Abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá bom dia!
Depois de uma semana muito corrida no trabalho vamos voltar a dar as noticias e opiniões aqui no Na Furquilia.
Começando pelo brasileirão que nesta semana ganhou um novo líder de forma arrasadora. O Grêmio sapecou um 7x1 no Figueirense fora de casa e assumiu a liderança deixando o Flamengo em 2º. Tem muita gente dizendo que o Flamengo era apenas um “cavalo Paraguaio”, e que não irá brigar pelo titulo. Esse blogueiro discorda, na minha modesta opinião o Flamengo continua sendo o grande favorito para a conquista do titulo, o time joga como campeão tem postura de campeão e ainda conta com a sorte de campeão. Em outra goleada da ultima rodada um clássico paulista entre Palmeiras e Santos 4x2 para o verdão, e o jogo mostrou o que esse blogueiro já havia escrito outrora. O Palmeiras é o Leandro mais dez. O Valdivia não jogou nada porem o lateral comeu a bola fez gols, só não fez chover no Palestra resultado, Palmeiras de volta ao G-4. lembrando que Grêmio e Palmeiras fazem domingo um jogão no estádio Olímpico em Porto Alegre. E se o flamengo está com cara de campeão o Santos está com cara de segunda divisão, jogadores brigando entre si, jogadores brigando com o técnico e mais a falta de sorte que recai sobre o time da Vila Belmiro.
Outro que goleou foi o Botafogo, 4x0 no Atlético-MG, já Vasco e Fluminense fizeram um jogão 3x3 com méritos para o tricolor das laranjeiras que foi buscar o resultado na raça.
É isso o brasileirão esta pegando fogo e hoje começa a 15ª rodada torça pelo seu time.

fredi disse...

Glauco, você acha que esse jogo teve melhores ou só piores momentos?