Destaques

terça-feira, julho 15, 2008

Interiorano: A bancada dos torcedores

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O ribeirão-pretano Rodrigo Garcia se candidatou a uma coluna no Futepoca sobre o futebol que acontece no interior de São Paulo. Para ser mais preciso, sobre a bola e os gramados fora dos holofotes. Ele estréia sua coluna com um currículo facilitado pelo chopp da cidade e pela vasta produção de cana-de-açúcar da região. Feita a apresentação, ao texto.

Por Rodrigo Garcia

O Poderosos de Brasília revelaram suas paixões pelos times brasileiros. Uma pesquisa realizada pelo Esporte Espetacular aponta as preferências dos parlamentares quando o assunto é futebol. Isso significa saber o assunto de boa parte das conversas nos bastidores da Câmara e do Sanado Federal, especialmente depois dos jogos.

Como se sabe, o presidente da República é corintiano, mas seus aliados no Congresso parecem não concordar nesse aspecto. Se o Flamengo tem a maior torcida do Brasil, isso está representado no Congresso com 98 torcedores. É o preferido.

Fluminense vem em segundo, com 44 parlamentares, empatado com a turma que se diz sem time – entre eles, meu destaque é para Paulo Maluf. Só depois vem o Corinthians, com 38 torcedores, coladinho ao Botafogo, com 37.

Na lista há também os pouco populares, como é o caso do time do coração da deputada Ângela Portela (PT-RR), o Baré Esporte Clube, de Boa Vista, campeão estadual em 2006. Outra curiosidade é dois Guaranis foram citados. O de Campinas nem apareceu, trata-se dos xarás de Minas e do Ceara.

A pesquisa foi realizada em junho de 2007, mas como o Flamengo é líder atualmente, deve haver um bom número de parlamenteares felizes. Será que isso se reflete em bons projetos e leis para o Brasil?


* Rodrigo Garcia é jornalista, botafoguense de Ribeirão Preto e adora o Chopp de Ribeirão Preto. Escreve no Futepoca a coluna Interiorano, sobre o futebol praticado fora das capitais. A estréia sobre Brasília é só pra confundir.

6 comentários:

Thalita disse...

se é verdade que o São Paulo é o preferido da imprensa, como querem alguns integrantes e leitores desse blog, no quesito autoridades torcedoras perdemos de goleada... que situação...

Glauco disse...

Pô, Thalita, até no Congresso vocês querem ganhar?

Thalita disse...

ganhar não necessariamente. Mas pelo menos aparecer na lista...

Glauco disse...

De fato, Thalita, entre os deputados, aparecem na seqüência Vasco (32), Botafogo (31), Palmeiras (25), Santos (23) e Inter (22). Se fizer a mesma pesquisa entre jornalistas de São Paulo, qual seria o resultado?

Aliás, e a Lusa?

Nicolau disse...

Cadê a bancada dos padeiros?

Anônimo disse...

A população do Norte-Nordeste historicamente tende a torcer para os times do Rio. Daí o resultado favorável aos times cariocas no Congresso. Mas daqui a alguns anos esse quadro poderá se alterar porque vem crescendo a torcida para os times paulistas entre nortistas e nordestinos. É curioso notar que no Norte do Paraná é grande o números de torcedores de times paulistas. E, na Zona da Mata de Minas Gerais, a torcida prefere os times do Rio.