Destaques

segunda-feira, julho 14, 2008

No butiquim da Política - Fim de semestre, fim da picada

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

CLÓVIS MESSIAS

Bem, a situação desenhada no plenário da Assembléia Legislativa era de expectativa, uma vez que a votação da LDO, Lei de Diretrizes Orçamentária, encerraria os trabalhos do primeiro semestre. Havia antes o projeto de aumento dos professores do Estado, matéria esta que estava incomodando a harmonia entre os deputados. O trato dessas matérias tem que seguir o rito do regimento interno, o que torna a técnica de difícil entendimento para o cidadão comum. É o que podemos chamar de politiquês, já que os argumentos usados da tribuna pouco tem a ver com a realidade do projeto. Pois é, só tomando umas para entender essa história.

Os acordos políticos são firmados entre as bancadas da situação e da oposição, mas a qualquer toque de telefone do Palácio dos Bandeirantes a palavra empenhada perde o valor. A condução dos trabalhos começa a ficar vulnerável. Já imaginaram dirigir sua oratória num sentido e no meio ter que mudá-la? É coisa pra maluco. A oposição, por seu lado, tentava desestabilizar os governistas para obter algumas vantagens. Mas a reivindicação pretendida morria no nascedouro, pois o governador tucano José Serra tem a maioria absoluta dos votos em plenário.

Pois o telefone comeu solto entre o governador e seu líder no Palácio 9 de julho. A todo instante a situação ficava mais tensa. Neste momento é que começou o verdadeiro papo de butiquim. O deputado Rui Falcão, do PT, pediu verificação de presença dos parlamentares, para que a sessão pudesse seguir ou terminar por falta de quórum. O presidente da Casa iniciou a chamada mas logo constatou que havia numero suficiente de deputados em plenário para a continuidade da sessão. Por isso, contestando o comportamento do presidente da sessão, Falcão disse: "-Nobre presidente, não acredito que o senhor seja capaz de pequenas falcatruas. Se fossem maiores, aí sim, eu ficaria preocupado. Não concordo com a sua contagem".

Para meu espanto, o presidente, Vaz de Lima (foto), do PSDB, sem se dar por achado com a frase pronunciada, respondeu: "- O senhor, nobre deputado, sabe que não sou capaz dessa pequenas coisas, agradeço o seu reconhecimento. Vamos prosseguir a sessão". Olhei para os lados e vi que estava na bancada de imprensa da Assembléia Legislativa e não no butiquim. Mas era fim de semestre, tá explicado.

*Clóvis Messias é dirigente do Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa de São Paulo e escreve semanalmente para o Futepoca.

1 comentários:

Nicolau disse...

Os caras naõ tem mesmo vergonha do ridículo, impressionante...