Destaques

domingo, julho 27, 2008

Timão vence e abre seis pontos sobre o vice-líder

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Timão venceu o Paraná, em Coritiba, por 2 a 0, dois gols de Dentinho. Com isso, voltou a abrir seis pontos de vantagem sobre o vice-líder, que agora é a Ponte Preta, que derrotou o Avaí por 3 a 2. O Juventude, ocupante anterior do segundo lugar, tomou uma ensacada de 4 a 0 do Santo André, mostrando que o campeonato é equilibrado.

O que me chama a atenção é o tratamento que a gloriosa mídia deu à vitória alvinegra. Segundo Uol, IG e Folha de S. Paulo, o Timão “acabou com o jejum” ao vencer o Paraná. O time perdeu UM jogo em 14 disputados, e os caras estão tentando arranjar uma “crise no Parque São Jorge”, título mais amado da galera. Reclamação antiga, sobre prática mais velha ainda...

10 comentários:

Anônimo disse...

É, Nicolau... E oq vc me diz sobre a prática da imprensa de criar factóides a respeito do Corinthians? E sobre a prática de colocar microfones na torcida do Corinthians e fechar os microfones da torcida adversária? A imprensa (especialmente o globoesporte.com) criou, com reportagens mal-feitas e tendenciosas, um clima de guerra totalmente desnecessário aki em Curitiba, e isso acabou por gerar vários confrontos entre a torcida do Paraná Clube e alguns torcedores sem noção do Corinthians q resolveram ir na nossa torcida... A PM, despreparada cm sempre, agiu de maneira desastrosa e agora alguns torcedores da Fúria Independente estão correndo risco de vida... Pq disso vc não fala?

Nicolau disse...

Carlos, não falei simplesmente porque não sabia do fato, estou trabalhando o fim de semana todo e não consegui acompanhar nada, nem as reportagens antes, nem o triste fato depois. Já se falou muito nesse blog sobre a bairrismo da imprensa, inclusive a que se diz nacional (o caso dos microfones nas torcidas, inclusive, foi tratado em post do Glauco). Duvido que encontre algum posicionamento meu a respeito que não seja de crítica. E continuo achando uma palhaçada darem só um lado nesse tipo de jogo, entre times de tradição. Sem noção tem a granel, em toda torcida. Lamento o clima de guerra e o ocorrido com os torcedores.

Anônimo disse...

Pois é, Nicolau... A imprensa incitou os corinthianos a comprar ingressos na torcida do Paraná qdo os ingressos pra visitantes se esgotaram... Mtos corinthianos fizeram isso, alguns não se controlaram cm deveriam, e acabaram apanhando e mto... Além disso, a polícia agiu mto mal, e em vez de coibir e prevenir a violência só se preocupou em "descer o cacete" nos torcedores paranistas revoltados (c/ razão)... Após o jogo, em vez de proporcionar uma saída tranqüila para os torcedores de ambos os lados, permitiram q houvesse confronto entre as organizadas e depois saíram dando tiros c/ bala de borracha e usando gás para "dispersar" os torcedores...

TUDO q aconteceu poderia ter sido evitado... E é chato ler q corinthiano é "sofredor" e "mal-tratado pela imprensa" qdo vc vê q as coisas não são assim...

Maurício Ayer disse...

Sei que é uma realidade, mas não consigo deixar de lastimar que hoje não seja possível assitir a um jogo lado a lado com o torcedor adversário, que não deveria ser de modo algum tratado como um inimigo.
De qualquer jeito, o assunto do post do Nicolau era, em essência, o mesmo que o Carlos apontou, só que com outro viés. É essa fome de sangue que faz a imprensa esportiva inventar uma crise por semana, em que nenhum jogador pode falar nada sem que um puto de um jornalista invente uma leitura enviesada para tornar a situação constrangedora, e fazer sempre um esforço para jogar as torcidas umas contra as outras. Na visão deles, isso vende, o que já justificaria tudo. A história de que o fim justifica os meios, mas neste caso, o fim é só um meio, o dinheiro, que em si não é nada.

Ricardo disse...

O problema citado pelo Carlos é causado mais pelo despreparo da polícia do que pela atuação dessa mídia antidesportiva que vive de procurar crise no Corinthians pra ficar no azul. Já assisti a jogos em São Paulo, Paraná, Rio, Minas, Alagoas e Rio Grande do Sul. E a única vez que fiquei positivamente surpreso com o preparo da polícia foi no Grêmio x Corinthians que selou o rebaixamento alvinegro no ano passado. Não sei se é sempre assim, mas diziam por lá em Porto Alegre que a prática usual com torcedores de times visitantes é o respeito. Em todos os demais estádios que visitei, sem exceção - inclusive no Pacaembu e no Durival de Britto -, os torcedores locais são tratados como gado do momento em que compram o ingresso à hora em que deixam o estádio, seja pelos organizadores, seja pela polícia. O tratamento dispensado aos visitantes consegue ser pior, sabe-se lá como. Toda violência é desnecessária. E pior, inútil. Em outras palavras, uma cagada não justifica outra.

Fernando Bueno disse...

Vamos er por outro lado agora. Será que sem vender os ingressos para os corinthianos o estádio ficaria cheio? Sei que por lei pode liberar apenas 20% dos ingressos para torcida do time visitante, mas isso não desagrada a imensa torcida corinthiana que MORA no Paraná? Eles não tem o direito de assistir o jogo do time que eles torcem? O que acontece quando o Flamengo joga no nordeste ou no centro-oeste? Os estádios lotados de flamenguistas, então isso está errado?
Agora falando um pouco sobre o assunto do post. Acho que exageram em falar sobre crise no Corinthians já que o time perdeu apenas uma vez. O problema é que o time não vinha ganhando e mesmo ganhando o último jogo não vem jogadno bem. Esse é o problema. Quando o time vai ter jogadas novas? Ficar cruzando na área o jogo inteiro irrita todo mundo. O Corinthians hoje vive de tentar cavar faltas próxima à área para cruzar a bola e tentar que alguém cabeceie...Isso é muito pouco!!!

Glauco disse...

Mas quem falou em "crise no Corinthians?". Acho que vocês estão exagerando um pouco, a abordagem é correta, pela expectativa que existia em relação ao Corinthians (refletida ou sugerida pela própria imprensa) de que o time poderia ser campeão invicto. Ficou três rodadas sem ganhar e teve a liderança ameaçada. E essa é a mesma imprensa que dizia que o Felipe merecia chance na seleção há seis meses e que o Herrera era o "novo Tevez". Se exagera de lá, exagera de cá, sem teoria da conspiração, por favor...

Carlos, sobre a questão dos microfones, você pode ver aqui.

jogando por música, quando o Flamengo joga no centro-oeste e tem maioria da torcida é porque a outra parte não consegue lotar o estádio e liberam ingressos pra torcida do visitante. Não foi o caso da torcida do Paraná, que compareceu em peso. Ou por acaso os paranistas não podem assistir ao próprio time jogar em casa?

Anônimo disse...

a reclamação da mídia não pode ser considerada mais nova do que a própria mídia. ambas nascem juntas, ainda que haja primazia óbvia: primeiro vem a reclamação.

e agora, depois de uma derrota e um empate, o campeonato é equilibrado?

queria saber dos corintianos o que representou as três rodadas sem vencer do ponto de vista do tormento dos rivais. minha teoria é de que 80% dos repórteres que fizeram manchete de crise no corinthians, neste caso, são alvinegros cansados de ouvir asneira.

Anônimo disse...

Comparando com o automobilismo, as três rodadas corintianas sem vencer significaram uma parada nos boxes, Anselmo. O Corinthians botou mais de uma volta sobre o segundo colocado e pôde parar pra tomar uma agüinha. Saiu dos boxes e já repôs a volta. Se o carro não quebrar antes do fim do campeonato, tudo sob controle.

Fernando Bueno disse...

Glauco

Já fui em muitos jogos que a torcida do Corinthians é espremida atrás de um dos gols e o restante do estádio estava vazio. Não seria essa um mesma situação que acontece com o Flamengo? A torcida do Paraná tem sim o direito de assistir ao principal jogo do ano no seu estádio, mas o que quis dizer é que os corinthianos paranaenses também têm esse direito. Já que essa oportunidades são raras.Existe sim uma diferença de tratamendo com o Corinthians, já que esse é no mínimo o segundo rival de todos os times brasileiros: dos gremistas são os colorados e depois os corinthianos, dos palmeirenses, sãopaulinos e santistas são os corinthianos, e assim por diante...