Destaques

quinta-feira, agosto 07, 2008

Pé redondo na cozinha - A ocasião turbina a refeição

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

MARCOS XINEF*

Estava na casa da minha namorada quando apareceu um pernambucano baixinho, com o cabelo parecido com o do Xitãozinho e mais ou menos 50% mamado. Foi logo se apresentando: "-Prazer, eu sou Aldo, tio da Ana". Cumprimentei de volta e, como já estava cozinhando, ele foi logo perguntando o que estava saindo dali. Respondi prontamente que ia fazer uma vaca atolada (foto abaixo). "-Fica aí pra almoçar", convidei. "-Quer beber alguma coisa?", ofereci, em seguida (com a nítida sensação de ter perguntado a um macaco se queria banana).


Abri uma cerveja pro cabra, mas ele olhou para estante e disse: "-E esse rum aí?". Diante de um profissional, falei para que ficasse à vontade. Conversa vai, conversa vem, perguntei onde ele trabalhava. Respondeu que é controlador de qualidade de eletrodomésticos. Fiquei com medo de perguntar a marca do produto....

A comida estava pronta e ele já tinha entornado nove latas de cerveja e meia garrafa de rum. Sentamos, nos servimos e o tio Aldo já estava 90% turbinado. Como bom bêbado, bateu no copo de rum com a mão e virou a manguaça dentro do prato. Mesmo assim, continuo a comer, matou a bóia e serviu-se novamente, dessa vez regando a comida espontaneamente com o rum. Pensei comigo: "-Vou testar essa receita na semana que vem". Não é que deu certo? Então, lá vai:

VACA ATOLADA AO RUM BY TIO ALDO

Ingredientes
2kg de costela
1 kg de mandioca
½ xícara de chá de óleo
½ xícara de chá de cebola picada
½ xícara de chá de salsinha picada
½ xícara de chá de pimentão picado
1 colher de sopa de alho picado
300ml de rum
sal a gosto

Modo de Preparo
Refogue os temperos no óleo, depois coloque a costela e refogue salpicando o sal. Adicione a mandioca e complete a panela com água. Deixe ferver na pressão por 20 minutos. Desligue, coloque o rum e ferva na pressão por mais 20 minutos. Sirva com arroz branco e feijão.


Boa manguaça - digo, refeição - e até o próximo Pé redondo na cozinha!



*Marcos Xinef é chef internacional de cozinha, gaúcho, torcedor fanático do Inter de Porto Alegre e socialista convicto. Regularmente, publica no Futepoca receitas que tenham bebidas alcoólicas entre seus ingredientes.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bravo! Grande tio Aldo...

Glauco disse...

Se substituir o rum por cachaça será que rola?

Marcão disse...

O Tio Aldo deve ser controlador de qualidade dos produtos vendidos nas calçadas do Largo da Batata...