Destaques

quinta-feira, agosto 21, 2008

Primeiro doping brasileiro é dose pra cavalo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

E surgiu o primeiro doping brasileiro justamente em uma modalidade que nos garantiu o ouro nos últimos Jogos Olímpicos de Atenas. O cavalo de Bernardo Alves, conhecido pelo curioso nome de Chupa Chup (na foto ao lado, de toca verde), foi pego no exame juntou com outros três animais, inclusive o do conjunto que ficou em primeiro na fase eliminatória, do norueguês Tony Andre Hansen. Assim, todos foram eliminados da final individual da prova de saltos. 

A substância encontrada nos eqüinos foi a capsaicin, utilizada como analgésico. Curiosamente, é a responsável por dar o ardor característico das pimentas, e já está sendo pesquisada como uma possível solução para dores crônicas. Em associação com outras drogas, a dita cuja não causa o torpor e a falta de sensibilidade comum em remédios do gênero.

Assim, acaba o sonho de Alves de tentar sua primeira medalha olímpica. Ele tinha assegurado sua classificação na final ao ficar em 27.º nas eliminatórias. E olha que o treinador Nelson Pessoa (pai do cavaleiro Rodrigo, aquele que formou o conjunto dourado com Baloubet du Rouet) dizia que o quadrúpede estava em "em boa forma física", embora ressaltasse sua dificuldade em superar obstáculos com água. "Trabalhamos isso bem aqui, mas ele olha muito para o rio e acaba cometendo a falta", disse o treinador. 

Obviamente que o doping deve estar atrapalhando o “emocional” do conjunto, como diria o pseudo-neurolingüista Vanderlei Luxemburgo. De quebra, alguém vai ter que dar explicações ao proprietário do animal, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do grupo Gerdau e cotado para ser ministro de Lula no início do segundo mandato. Aficcionado por hipismo desde os nove anos, Gerdau é o único criador do mundo a colocar três cavalos na mesma Olimpíada (Atlanta-1996, quando o Brasil obteve sua primeira medalha no hipismo, no torneio por equipes). 

Mas como em um caso de doping em competições tem sempre alguém que fica feliz por ter uma nova oportunidade, agora foi a vez da amazona brasileira Camila Mazza, com Bonito Z, que herdou a vaga de Alves. Ela foi 38.ª colocada na fase anterior. 

5 comentários:

Marcão disse...

Perdão pela indiscrição, mas a tal substância dá "ardor de pimenta" aonde? Antecipando uma entre as possíveis respostas, coitado do Chupa Chup!

Thalita disse...

nas canelas do cavalo, Marcão... nas canelas!
Foram 6 cavalos desclassificados por isso. O que aconteceu? Idiotice coletiva ou mudança nas regras?

Glauco disse...

Se fosse seguir o exemplo dos caras que se inocentam dizendo que tomaram chá de coca pra doping de cocaína, e comeram pão com semente de papoula pra doping de heroína, os cavalos podem ter digerido uns pés de pimenta e acusou no anti-doping.

Anselmo disse...

pimenta na ração de cavalo... desperdício?

Marcão disse...

Aliá, para o cavalo ter esse nome, imaginem o que o jóquei não deve fazer com ele...