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quarta-feira, agosto 20, 2008

Vá beber cerveja assim na China!

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A colunista Marília Ruiz, do Lance!, finalmente arranjou uma pauta interessante em seus passeios pela China. A edição de hoje do jornal traz duas páginas com informações que ela coletou sobre a cerveja naquele país. Segundo Marília, a China quer que a bebida molde a internacionalização de suas marcas. Para ela, é espantoso que o slogan da cerveja Tsingtao, fabricada em Qingdao (recentemente engolida pela gigante InBev), apareça em todos os folders do departamento de turismo do governo chinês. "A cervejaria Tsingtao foi a primeira empresa chinesa a estabelecer filial fora do país. Foi a primeira a ter ações na bolsa. Foi a primeira que assinou acordo de parceria com uma estrangeira...", observa a colunista do Lance!. Por isso, a marca foi escolhida para patrocinar oficialmente os jogos olímpicos (foto acima).

Mas há outro motivo, mais óbvio: os chineses vêm bebendo cada vez mais cerveja. Em 2007, consumiram mais de 40 milhões de toneladas da bebida, o que equivale a um consumo per capita de 30 litros, segundo a Associação da Indústria de bebidas Alcoólicas da China. Tudo bem que eles ainda não chegam perto da sede aqui do Brasil, onde o consumo per capita de cerveja já bateu em 47 litros anuais, segundo os dados mais recentes do Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja). E tanto os chineses como nós ainda estamos a léguas de distância de países como a República Tcheca e a Alemanha, por exemplo, onde o consumo per capita sobe para inacreditáveis 158 litros e 117 litros por ano, respectivamente. Mas o consumo anual chinês por pessoa saltou de 18 litros para 30, em cinco anos, e entre janeiro e maio de 2008 a população bebeu 20 milhões de toneladas - ou 19% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Uma explicação pode ser o preço da bebida. Segundo Marília Ruiz, uma garrafa de 600ml de Tsingtao custa 2 yuans (ou R$ 0,50). Para ter uma idéia do que isso significa, pesquisei o salário mínimo chinês e constatei que varia entre 400 e 750 yuans, dependendo da região, o que dá uma média de 575 yuans. Ou seja: com esse valor, é possível comprar cerca de 287 garrafas de cerveja. Aqui no Brasil, considerando um preço camarada de R$ 3 para uma garrafa de 600ml no bar, nosso salário mínimo (R$ 415) compraria apenas 138 garrafas - ou 166 se alguém tiver a sorte de encontrar uma boa gelada por R$ 2,50. Agora, imagine se você estivesse na China e pudesse comprar duas cervejas (total de 1 litro e 200ml) com cada real no bolso! Seria um esforço olímpico para o fígado...

Sobre a qualidade da Tsingtao, porém, não me atrevo a recomendar. O teor alcoólico é de 5%, similar ao da Brahma (4,8%) e ao da Skol (4,7%), por exemplo. Em seu texto, Marília Ruiz afirma que, na avaliação do mestre cervejeiro escocês Andrew McCulloh, a bebida é "clara, com boa espuma (mas de curta duração), aroma adocicado, leve e sem presença de amargor". Uma dica mais prática da moçoila para os manguaças daqui de São Paulo é que a Tsingtao pode ser encontrada em lojinhas da Rua 25 de Março (óbvio!!!) e em uma importadora na Avenida Paulista. Alguém se arrisca?

9 comentários:

Nicolau disse...

Em geral, prefiro as cervejas mais amargas que as adocicadas, mas experimentarei a breja oriental assim que possível. Parabéns ao companheiro pela bela reportagem econômica, os dados são muito bons, hehe.

Marcão disse...

Bora pra 25, Nicolau? Será que o preço da breja chinesa aqui é similar (R$ 0,50)? Se for, fudeu...

Sartorato disse...

Tomara que os chineses superem os japoneses na arte cervejeira, porque se a Tsingtao for ruim como a Sapporo, nem que custe R$ 0,25...

Fernando Bueno disse...

Mais um post cervejeiro...Será que esse vai render como o outro? Bem, levando em consideração que muita, mas muita, gente só quer saber de encher a lata o preço é o maior atrativo que pode fazer com que todo mundo "goste" dessa cerveja. Para fazer um exercício de advinhação: o preço lá é R$ 0,50, se considerarmos os impostos de 100% mais o valor do frete de 100%, a cerveja deveria custar no máximo R$ 2,00. Mais que isso é safadeza do comerciante...

Marcão disse...

Por "safadeza do comerciante" devemos entender "regras do mercado" ou é isso seria apenas uma metáfora neoliberal?

Fernando Bueno disse...

O que eu quero dizer é que não tem justificativa/argumento para ser mais caro que isso...

Anônimo disse...

O amigo sartorato tem razão. Os asiáticos podem ter coisas muito boas, mas cerveja não é uma delas, pelo menos na sua maioria.
A Tsingtao é tão ruim como a Sapporo pelo que se não for pelo preço, não vale o esforço...
Se quiserem experimentar uma cerveja do extremo oriente minimamente aceitável, aconselho a tailandesa Singha. Nada de espetacular mas ainda assim bebível.

Marcão disse...

"Quando a esmola é grande, o santo desconfia..."

Anselmo disse...

marcão, vc acha que só 138 cervejas é pouco pro manguaça padrão brasileiro?

maldade com a construção da frase à parte, excelente o post. qdo eu for pra 25 vou tentar me lembrar de comprar. mas só se for por 2 real como proposto, pq a gente já sabe que coisa boa não há de ser.